Romã: conheça os benefícios da fruta mais popular do réveillon

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 31 de dezembro de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Romã é fruta rica em antioxidantes e previne o envelhecimento celular: conheça outros benefícios da romã e confira curiosidades sobre a fruta

Romã é uma das frutas mais populares no fim do ano – foto Freepik

 

A romã é bastante popular no fim de ano e é destaque em saladas e até bebidas. Isso porque, há mais de um século, os supersticiosos acreditam que comer a fruta no Ano-Novo atrai sorte e prosperidade.

Os gregos associavam o alimento à Afrodite, deusa do amor e da beleza. Já os romanos tinham o fruto como símbolo de riqueza e os egípcios acreditavam que a comida atraía fertilidade.

Mas, além de todo esse simbolismo, a romã traz benefícios para a saúde.

A nutricionista Mariana Ferri conta que a fruta é rica em urolitina, um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento das células do corpo.

Outro fator é a proteção dos dentes. Ainda conforme a nutricionista explica, a romã tem ação antibacteriana e ajuda na prevenção da placa bacteriana bucal. Para quem tem azia e queimação, ela também é uma beleza.

Romã na prevenção de doenças

Maurício Rostagno, professor doutor de Ciências Aplicadas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), afirma que o ideal é consumir romã o ano inteiro – assim como as outras frutas.

Segundo ele, o alimento é estudado há muitos anos para aplicações na Medicina. O motivo? Contém muitos compostos fenólicos – que têm capacidade de atuar em vias metabólicas do organismo:

“Vem ganhando atenção um estudo para a prevenção de obesidade. Também está sendo estudada para a prevenção de doenças cardiovasculares: redução de colesterol, pressão arterial e também diabetes”.

“De forma geral, a romã tem características antioxidantes e está sendo estudada para [combate] ao estresse. Muitas dessas doenças têm componentes inflamatórios e os compostos presentes na romã atuariam.”

“A minha linha de pesquisa foca na parte de identificação e isolamento dos compostos presentes na romã e na casca da romã. Especificamente aqui já fizemos estudos para obesidade, células cancerígenas e também com microrganismos”, finaliza o especialista.

*Informações Receitas Globo


+ Nutrição