Remédio para gripe (infantil ou adulto): os melhores e quando tomar cada um

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 16 de julho de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As soluções caseiras para a gripe visam combater seus sintomas, promovendo bem-estar e favorecerem a recuperação do corpo.

A gripe é uma infecção respiratória capaz de causar febre, congestão nasal, tosse, dor de cabeça, dor muscular, dor de garganta e fadiga.

Provocada pelo vírus Influenza, ela tem alto potencial de contágio, sendo facilmente transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas de ar. Diante de tantos incômodos, é comum buscar remédios para gripe que reduzam rapidamente seus sintomas.

Muitos dos medicamentos mais comuns usados contra a gripe são os de venda livre, comercializados sem prescrição médica. A principal função desses remédios é tratar os sintomas da infecção. Porém, a automedicação nunca é aconselhada, já que pode piorar os sintomas ou mascarar a causa real deles.

Exame específico

Para ter certeza que se trata de gripe (Influenza), é preciso realizar um exame específico. Ele pode indicar, por exemplo, que tipo de vírus está causando o quadro gripal, indicando o tratamento medicamentoso mais adequado.

Quando a gripe é causada por H1N1 e H3N2 (ambos Influenza A), por exemplo, o oseltamivir, um antiviral que tem como nome comercial Tamiflu, pode ser indicado.

Essa medicação pode ser usada em até 48h após o quadro de gripe, diminuindo os sintomas da infecção, mas só pode ser comprada com prescrição médica. Em caso de gripe forte, que mexa com quadro respiratório ou que o paciente não se sinta bem ou com qualquer dificuldade, deve-se procurar um pronto-socorro.

Remédios para gripe: quais usar?

Contra febre, dores no corpo, dor de cabeça e sintomas alérgicos:

Antitérmicos: como ibuprofeno, paracetamol ou dipirona são usados para controlar a temperatura em casos de febre

Anti-inflamatórios: combatem dor, inflamação e febre

Analgésicos: alivia dores no corpo e de cabeça

Anti-histamínicos: ajudam a controlar coriza, tosse e espirros, secando as secreções nasais, mas podem causar sonolência e são mais indicados para casos de tosses irritativas.

Combinações

Segundo o portal UOL, muitos dos remédios para gripe vendidos sem prescrição médica, conhecidos como antigripais, possuem uma combinação destes componentes em diferentes proporções.

Por isso, é importante consultar um médico para saber qual é a opção mais recomendada e nunca se automedicar.

Contra tosse, coriza e catarro:

Expectorantes

Antitussígenos

Descongestionantes nasais.

Os medicamentos são mais recomendados em casos de tosse sem catarro. Se a tosse tem catarro, ela está lá para te proteger desse catarro. Então não é bom você inibir tosse, se a tosse é uma tosse mais irritativa, você pode usar um antitussígeno.

Já os expectorantes estimulam mecanismos que promovem a eliminação do muco. O ideal é buscar aqueles que sejam mucolíticos, ou seja, que agirão diluindo o muco e facilitando a sua eliminação.

Há também os descongestionantes nasais, que proporcionam alívio da coriza e melhoram a respiração.

Mas vale destacar que o entupimento do nariz tem uma importância ao impedir a entrada de elementos nocivos e esses remédios também não devem ser usados sem orientação.

Remédio contra gripe infantil

As medicações usadas para adultos no combate à gripe geralmente são as mesmas das usadas para as crianças, incluindo as classes de analgésicos, antitérmicos, antialérgicos e anti-inflamatórios. O que geralmente muda é a dose, mas a idade e o peso influenciam.

Remédios caseiros para tratar gripe: o que pode e o que não pode?

Existem formas não medicamentosas de lidar com os sintomas da gripe. Mas vale dizer que todas as soluções caseiras para a gripe visam combater alguns dos seus sintomas comuns, promovendo bem-estar, além de favorecerem a recuperação do corpo.

O tratamento da gripe de fato, quando necessário, é feito com os medicamentos indicados pelo médico.


+ Saúde