Referência na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, APAE Franca faz 56 anos

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 28 de janeiro de 2026 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instituição comemorou aniversário destacando história, serviços, impacto social e o trabalho de equipes que atendem mais de 1.400 pessoas

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca completou no dia 24, uma trajetória de 56 anos marcada pelo compromisso com a oferta de serviços, inclusão, a diversidade e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Fundada em 24 de janeiro de 1970, a instituição é hoje referência no Estado de São Paulo e no Brasil, atendendo diariamente mais de 1.400 pessoas em serviços nas áreas da assistência social, educação e saúde.

“São 56 anos de uma história muito bonita, de trabalho com a diversidade, junto com as pessoas com deficiência e suas famílias. A APAE tem a missão de transformar a vida dessas pessoas, não só por meio dos serviços, mas também pelo esporte, pela música e pelas diversas expressões artísticas”, afirmou a gestora técnica da APAE de Franca, Tina Assunção.

Modelo

Segundo Tina, ao longo das décadas, a instituição evoluiu de um modelo assistencial para uma atuação focada na cidadania.

“Hoje as instituições trabalham na perspectiva da garantia de direitos das pessoas com deficiência. Esse é o nosso norte: transparência, ética, respeito e a defesa incondicional desses direitos. É isso que torna a APAE de Franca uma instituição forte”, ressaltou.

A gestora também destacou o reconhecimento conquistado. “A APAE de Franca é uma instituição de grande porte e referência no Estado de São Paulo e no Brasil. Recebemos pedidos de informações de APAEs de outros estados, o que mostra a seriedade e a qualidade do trabalho desenvolvido aqui”, disse, lembrando ainda que a entidade atende não apenas Franca, mas outros 12 municípios da região.

Serviços prestados

Na área da assistência social, os serviços são voltados à promoção da convivência, autonomia e independência das pessoas com deficiência. Já na saúde, a instituição atua desde a estimulação precoce, atendendo bebês, até o acompanhamento de pessoas idosas.

Na educação, a escola especializada atende alunos, respeitando suas habilidades e particularidades. “Nós recebemos as pessoas com deficiência em todas as fases da vida, sempre com o olhar voltado para o desenvolvimento, a habilitação e a qualidade de vida”, explicou Tina.

A gestora financeira e administrativa, Karina Magalhães, destaca os números que mostram a dimensão da APAE de Franca. “Hoje contamos com um corpo de 357 colaboradores, porque o nosso principal recurso é o recurso humano. É por meio dele que conseguimos atender mais de 1.400 pessoas todos os dias”, destacou.

Desafio financeiro

Para 2026, o orçamento previsto da instituição é de R$ 23 milhões, sendo mais de 80% provenientes de parcerias públicas.

“O município de Franca é o nosso maior parceiro, representando cerca de 50% dos recursos públicos. Também contamos com o Governo Federal, o Estado e municípios da região, além de emendas parlamentares que possibilitam melhorias na estrutura e ampliação dos atendimentos”, explicou Karina.

Mesmo com esse apoio, o desafio financeiro permanece. “Precisamos captar mais de R$ 4 milhões para fechar as contas e continuar investindo em infraestrutura, equipamentos e no aperfeiçoamento contínuo da equipe. A participação da comunidade e das empresas é fundamental para que a APAE continue avançando”, reforçou.

Uma história construída pela comunidade

A história da APAE de Franca começou no final da década de 1960, a partir da mobilização de membros do Rotary Club Franca Centro, do Lions Club e da Maçonaria, sensibilizados pelas dificuldades enfrentadas pelas famílias de pessoas com deficiência.

Em 24 de janeiro de 1970, a entidade foi oficialmente fundada, dando início a um trabalho que se consolidaria como referência regional e nacional.

Desde os primeiros atendimentos, ainda em espaços cedidos, até a construção da sede própria e a ampliação constante dos serviços, a APAE de Franca cresceu com o apoio de voluntários, profissionais, parceiros e da comunidade.

“É uma alegria voltar a ocupar o cargo de presidente dessa excelente instituição, reconhecida no Estado de São Paulo e também no Brasil. É uma instituição de qualidade, com ótimos funcionários, uma diretoria muito boa, conselho de administração robusto, conselho fiscal e consultivo, formando essa grande família”, afirmou o presidente da APAE Franca, Agenor Gado, durante a cerimônia de apresentação da nova diretoria da entidade, no último dia 14.


+ Inclusão