Real digital vem aí. Banco Central prepara a versão virtual da moeda brasileira

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de dezembro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instituição lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira

Pagar contas, fazer compras e concluir transações financeiras em tempo real sem precisar tocar em uma nota de dinheiro físico já é realidade para os brasileiros após a chegada do Pix.

Mas o Banco Central, criador do sistema de pagamentos instantâneos, não quer parar por aí e prepara o lançamento do real digital para ampliar ainda mais os meios financeiros digitais no país.

Para isso, o BC já lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira.

Segundo informações do Estadão, o início da fase de testes com grupos específicos está previsto para ocorrer até o fim de 2022.

Esses testes guiarão a criação da moeda, mas algumas diretrizes já estão encaminhadas.

Ela provavelmente usará a tecnologia blockchain, a mesma do bitcoin, por exemplo.

Mas, diferente da criptomoeda mais famosa do mundo, o ativo será uma CBDC (Moeda Digital do Banco Central, da sigla em inglês) – ou seja, controlada pela instituição.

Além disso, o real digital será idêntico ao físico, inclusive no valor, e poderá ser armazenado em carteiras digitais de instituições financeiras.

Ao contrário do que acontece com o Pix e outras transferências eletrônicas, ele permitirá a movimentação de reais que existem apenas no meio virtual.


+ Finanças