Por que os gatos preferem dormir deitados do lado esquerdo? Estudo explica!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 28 de junho de 2025 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A razão para que cerca de dois terços dos bichanos prefiram a posição pode ser uma estratégia de sobrevivência

Dorminhocos por natureza, os gatos têm sua preferência na hora de dormir – foto Freepik

 

Gatos são dorminhocos por natureza. E tem suas preferências na hora de puxar um ronco.

Um estudo internacional analisou centenas de vídeos de gatos dormindo no YouTube para verificar porque os bichanos preferem dormir pelo lado esquerdo.

A razão por essa preferência pode estar associada a adaptações evolutivas: descansar dessa forma favorece a agilidade em momentos de caça de presas e fuga de predadores.

Um dos estados mais vulneráveis que um animal pode estar é durante o sono. Um gato, por exemplo, chega a dormir entre 12 a 16 horas por dia, o que os coloca numa posição complicada.

Para reduzir os riscos, muitos deles gostam de descansar em pontos elevados, onde é possível se proteger e ter uma boa visão dos arredores.

A pesquisa publicada na revista científica Current Biology buscou entender se o lado que os gatos dormem também pode ser explicado pela evolução da espécie.

Soneca estratégica

Foram investigados 408 vídeos disponíveis no Youtube, todos eles apresentando um único gato claramente visível e em posição de sono lateral.

O resultado mostrou que cerca de dois terços (65,1%) dos gatos estudados preferem dormir sobre o lado esquerdo do corpo, com o ombro esquerdo para baixo.

Mas por que isso acontece?

A hipótese para explicar o comportamento dos bichanos estava associada ao fenômeno chamado lateralização cerebral, em que cada um dos nossos hemisférios do cérebro fica responsável por certas funções do corpo.

Essa especialização é importante para o desenvolvimento motor ao longo da vida, reduzindo o tempo de reação das nossas ações.

Considerando que o hemisfério direito do cérebro se destaca no processamento de estímulos associados a ameaças (oferecendo o campo visual esquerdo uma vantagem de reação), os pesquisadores propuseram que, ao dormirem pelo lado esquerdo, os gatos têm uma visão privilegiada dos predadores que se aproximam.

Tanto pelo campo visual esquerdo ser processado pelo hemisfério direito do cérebro quanto pelo fato do próprio corpo do felino não atrapalhar a visão, os gatos fundamentam uma estratégia de sobrevivência ao acordarem dessa forma (mesmo que seja num sofá quentinho).

“Apesar dessa descoberta estar sujeita a debate, ela pode oferecer uma excelente oportunidade para estudar o surgimento de assimetrias [cerebrais] em nível populacional, enquanto nos ajuda a aprender mais sobre a natureza de um dos nossos animais de estimação favoritos”, declara o estudo.

Fonte: Galileu


+ Pets