Paróquia Santo Antônio celebra seu padroeiro hoje (13). Leve pães para as bênçãos

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de junho de 2021 às 08:00
  • Modificado em 13 de junho de 2021 às 19:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Monsenhor José Geraldo Segantin programou a celebração de cinco missas durante o domingo: três no período da manhã, uma à tarde e outra no período da noite.

A Paróquia de Santo Antonio celebra neste domingo, 13, a data de seu padroeiro, o segundo santo com mais devotos no Brasil.

Monsenhor José Geraldo Segantin programou a celebração de cinco missas durante o domingo: três no período da manhã, uma à tarde e outra no período da noite.

Para o período da manhã estão programadas missas às 07h, 09h30 e 11h. A missa da tarde acontece às 17h30 e a missa da noite será realizada às 19h.

Em todas as celebrações será realizada a bênção de pães, que podem ser levados pelos fieis.

Aumentar o número de celebrações foi a maneira encontrada por monsenhor José Geraldo Segantin para permitir a maior participação de fieis, tendo em vista o limite de 30% da capacidade para pessoas dentro da igreja.

Casamenteiro

Santo Antônio é o segundo santo com o maior número de devotos no Brasil, mas sua fama se consolidou como casamenteiro.

Dois importantes episódios o fizeram merecer essa fama. Ele normalmente é representado em imagens, segurando o menino Jesus e, além de ser considerado um dos santos mais populares do Brasil, como já vimos, é também um dos mais importantes do Catolicismo.

A data de sua celebração é a mesma em que ocorreu o seu falecimento, – Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos.

Milagroso

Devido à sua fama de milagroso, muitos devotos fazem simpatias e deixam a sua imagem “de castigo” para chamar a sua atenção para que ele possa auxiliá-los a encontrar a alma gêmea.

Ele só é milagroso por ser o “patrocinador” dos encontros entre casais, que um dia chegarão ao altar.

A natureza miraculosa do Santo é diferente.

Não se trata de uma cura, da satisfação de um desejo, uma viagem, por exemplo, a reconciliação com amigo, amiga.

O elemento libidinoso entra como ingrediente, sem o qual não há encontro, não há casamento e o motivo principal do casamento, segundo o cristianismo, a procriação.

Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido, por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

Questão social

É um detalhe precioso, porque temos que levantar a questão social que envolvia fortemente os casamentos de antigos e os de um passado presente.

As famílias ricas não tinham dificuldade de “construir o dote” das filhas já prometidas a algum rapaz da nobreza endinheirada.

Santo Antonio intervinha na questão das desigualdades sociais. As moças pobres tinham que apresentar um dote para despertar a atenção de um pretendente, de um moço que fosse bom, educado e trabalhador,  da mesma classe social que a dela.

Ser casamenteiro por essa razão é diferente de ser casamenteiro pelo fato de o Santo usar de sortilégios para provocar encontros irremediáveis


+ Religião