Nova técnica para descongelar alimentos no micro-ondas é a melhor e mais fácil

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 29 de julho de 2025 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Essa dica vai te ajudar a descongelar alimentos no micro-ondas de forma uniforme (sem que o meio da comida permaneça gelada)

Por mais que a maioria dos micro-ondas tenha a função de descongelar, muitas famílias ainda optam pelo velho truque de deixar a comida descongelando dentro da geladeira por 24 horas.

Entretanto, descongelar alimentos na geladeira exige certo planejamento (e boa memória), algo que nem sempre é possível de fazer com a rotina. De toda forma, se o micro-ondas for usado da maneira correta, é possível descongelar alimentos de forma eficaz.

Beatriz Robles, nutricionista e especialista em segurança alimentar, explica em seu livro “Come seguro comiendo de todo” que os microrganismos que estavam ativos no alimento antes do congelamento voltam a se multiplicar durante o descongelamento.

Por isso, ela alerta que nunca se deve descongelar alimentos fora da geladeira.

“A temperatura do produto vai subindo até alcançar os vinte ou vinte e cinco graus da cozinha, um verdadeiro paraíso para que as bactérias revividas se multipliquem livremente”, explica Beatriz em seu livro.

Em casos de extrema urgência, o melhor a se fazer é descongelar o alimento no micro-ondas e logo em seguida cozinhá-lo. Com algumas dicas básicas, o resultado pode ser tão satisfatório quanto o descongelamento na geladeira – mas muito mais rápido.

O truque com o copo de água 

No livro “Cocina con microondas”, a Fundação Alicia, que é um centro com vocação social que se dedica à inovação tecnológica na gastronomia, que se dedica a melhorar os hábitos alimentares e valorizar o patrimônio agroalimentar, explica que as moléculas de água em um alimento congelado, que estão em estado sólido, reagem de maneira muito diferente às ondas do micro-ondas em comparação com um produto fresco.

“A pouca água livre que vai se descongelando durante o processo recebe o maior impacto das micro-ondas e, por esse motivo”, destaca o livro, isso pode fazer com que um alimento comece a descongelar pelas extremidades, deixando essas partes sobrecozidas.

Para evitar que esse problema ocorra, use a função de descongelamento do micro-ondas, que geralmente corresponde à potência mais baixa do aparelho.

Máximo vapor

Além disso, é importante colocar o alimento em um recipiente com tampa, para reter ao máximo o vapor de água, e, se possível, adicionar um pouco de óleo ou água ao produto que será descongelado, ajudando a garantir um aquecimento uniforme.

Outro truque para melhorar o processo é colocar um copo com água ao lado do recipiente com o alimento a ser descongelado. Isso faz com que o micro-ondas atue sobre a água em estado líquido, permitindo que o alimento receba ondas mais suaves e homogêneas, evitando que algumas partes queimem.

Assim, o descongelamento será mais lento, mas muito mais uniforme.

A importância do tempo

Segundo notícia do portal GazetaSP, seguindo essas dicas, basta ter paciência com o tempo de descongelamento. O ideal é descongelar em intervalos de dois minutos, mexendo a comida a cada pausa para garantir um aquecimento uniforme.

Se o alimento estiver dividido em porções, aproveite para separá-los e continue descongelando em intervalos de dois minutos. No caso de peças grandes, mova o alimento após cada pausa para garantir que ele aqueça por igual.


+ Casa e Decoração