A apresentação gratuita, nesta sexta (05), integra o projeto “Perigo na Pista, Allan King – Circo Drag Brasil” que realiza ações em Franca
Espetáculo “Nós Não Andamos Sós”, com Dani Barros e Carlos Sugawara (Foto: Paulo Barbuto)
O Teatro do Sesc Franca vai se transformar numa grande lona ocupada por corpos que desafiam a gravidade e, ao mesmo tempo, um sistema que insiste em apagá-los.
Com uma linguagem híbrida e pulsante, o espetáculo “Nós Não Andamos Sós” ressignifica o picadeiro em um espaço de manifestação artística e política, onde histórias LGBTQIA+ ganham forma por meio do circo, do teatro, da música e da poesia.
A apresentação, que integra o projeto “Perigo na Pista, Allan King – Circo Drag Brasil”, será nesta sexta-feira (05/09), às 19h30, com entrada gratuita e intérprete de libras.
Trapézio, corda lisa, movimentos acrobáticos, faixas aéreas, equilíbrios sobre mãos, pirâmides e tecido não são apenas números de cena – são dispositivos narrativos para compartilhar vivências, atravessamentos e urgências de quem insiste em existir com liberdade.
Impactante
Com criação e dramaturgia de Dani Barros, Carlos Sugawara, Rodrigo Matheus e Viviana Foschi, e direção artística de Rodrigo Matheus, o espetáculo é construído a partir de relatos reais, notícias, textos adaptados e autorais.
Entre eles, o impactante “Por que ter um filho gay vai me fazer sair do grupo”, de Kleber A. Fonseca, e passagens escritas por mãe e filha em diálogo com suas identidades. Tudo isso costurado por uma trilha sonora que pulsa no ritmo dos afetos, das ausências e do subjetivo.
E, na próxima sexta-feira (12/09), às 19h30, acontece ‘Vaudeville’ – Variedades Queer, com direção de Lu Lopes (Palhaça Rubra), também no Teatro do Sesc Franca.
O espetáculo é apresentado pelo personagem Allan King (Drag King Queer – mulher não binária LGBTQIA+) interpretado por Dani Barros.
Novos olhares
No papel de mestre de cerimônias, Allan recebe atrações convidadas com diversas especialidades circenses, cômicas e performáticas, que transitam entre drag, performance queer e circo, em participações solo e em grupo.
A cada número, o show combina música, lipsync (sincronização labial), poesia e acrobacias, propondo jogos de cena e interação com o público.
A montagem convida a vivenciar novos olhares para a diversidade de identidades e expressões, em linguagem acessível e potente. O palco se transforma em um espaço de liberdade, diversidade e expressão poética, onde diferentes técnicas e corporalidades se encontram para celebrar a criatividade e afirmar existências plurais.
“O projeto ‘Perigo na Pista, Allan King – Circo Drag Brasil’ é centrado numa mostra artística, que explora a fusão entre o universo circense e a cultura drag e conta com performances de circo e drag, workshops, debates e palestras, proporcionando ao público uma experiência imersiva que celebra a arte, a diversidade e a liberdade de expressão”, explica Dani Barros.
‘Vaudeville’ – Variedades Queer é apresentado por Allan King (Dani Barros), que interpreta um mestre de cerimônias e recebe várias atrações convidadas (Foto: Paulo Barbuto)
Oficinas de técnicas circenses
O projeto “Perigo na Pista, Allan King – Circo Drag Brasil”, idealizado por Dani Barros, é uma celebração da diversidade cultural e artística, a fim de promover a união e o empoderamento da comunidade LGBTQIA+, sensibilizar o público para as questões e desafios enfrentados pelos artistas e ainda proporcionar formação técnica e artística, promovendo o aprendizado e a troca de experiências.
Entre as atividades estão duas oficinas de Técnicas Circenses – Vivência em Tecido Acrobático e Acrobacias Coletivas – que serão realizadas na terça-feira (23/09), no “Primavera Cultural” da Unesp Franca.
Na Vivência em Tecido Acrobático os participantes irão experienciar as possibilidades dos fundamentos do aparelho. Já nas Acrobacias Coletivas, serão abordados os tradicionais exercícios de mão à mão e as pirâmides básicas. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link (https://linktr.ee/danibarrosbrasil).
As apresentações e oficinas integram o projeto “Perigo na Pista, Allan King – Circo Drag Brasil”, contemplado pelo edital 15/2024 de Fortalecimento da Cultura LGBTQIA+, realizado com recursos do ProAC, por meio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A produção é de Dani Barros através da Dallam Produções e do Circo Soul.
SERVIÇO
Espetáculo ‘Nós Não Andamos Sós’ – Cia Circo Soul
Data: sexta-feira (05/09)
Horário: 19h30
Local: Teatro do Sesc Franca – Av. Alonso Y Alonso, 3071 – Prolongamento Jardim Paulista
Vivência em Tecido Acrobático e Acrobacias Coletivas
Data: terça-feira (23/09)
Horário: a definir
Local: “Primavera Cultural” – Unesp Franca – Anfiteatro I – Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 – Prolongamento Jardim Dr. Antonio Petraglia – Franca/SP