Alerta da NASA: vai acontecer uma gigantesca chuva de meteoros ainda em agosto

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 4 de agosto de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Raridade, as Perseidas são fragmentos do cometa Swift-Tuttle, que orbita entre o Sol e além da órbita de Plutão uma vez a cada 133 anos

É provável que seja uma das oportunidades de observação do céu mais impressionantes por um longo tempo

A Agência Espacial Americana (NASA) informou nesta semana sobre uma gigantesca chuva de meteoros que ocorrerá no mês de agosto.

Como detalhado pela instituição, por meio de comunicado, é hora de uma das maiores chuvas de meteoros do ano.

As Perseidas já estão aparecendo em nossos céus noturnos – e quando atingem o pico em meados de agosto, é provável que seja uma de nossas oportunidades de observação do céu mais impressionantes por um tempo.

Câmeras de rastreamento de meteoros localizaram seu primeiro Perseid em 26 de julho , mas sua melhor chance de vê-los começará na noite de 11 de agosto.

Se você estiver em uma cidade, poderá ver apenas algumas a cada hora. Os observadores do céu no Brasil também verão algumas Perseidas, nenhuma delas visível abaixo de cerca de 30 graus de latitude sul.

Maiores chuvas de meteoros do ano

Para isso, é necessário encontrar um lugar confortável, evitando luzes fortes tanto quanto possível e dê a seus olhos algum tempo para se ajustarem ao escuro – até meia hora, se possível.

Como detalhado pela NASA, as Perseidas aparecerão como pequenos raios de luz rápidos: elas têm esse nome porque parecem vir da direção da constelação de Perseu (perto de Áries e Touro no céu noturno).

Mas as Perseidas nessa área podem ser difíceis para detectar da perspectiva da Terra. Então olhe para cima e curta o show.

Transmissão online feita pela NASA – Chuva de meteoros

Se você não consegue ver as Perseidas onde você mora, a NASA fará uma cobertura especial nas redes sociais.

É possível sintonizar durante a noite de 11 a 12 de agosto (das 22h às 5h CDT; das 3h às 10h UTC) no Facebook , Twitter e YouTube.

Como detalhado pela NASA,  se o céu estiver nublado na noite de 11 de agosto, tentaremos novamente no mesmo horário de 12 a 13 de agosto.

Como ver

A transmissão ao vivo é hospedada pelo Meteoroid Environment Office no Marshall Space Flight Center da NASA (clique aqui), que rastreia meteoros, bolas de fogo e outras vistas incomuns no céu noturno para informar o público e ajudar a manter astronautas e espaçonaves seguros.

Ainda de acordo com as informações, as Perseidas são fragmentos do cometa Swift-Tuttle, que orbita entre o Sol e além da órbita de Plutão uma vez a cada 133 anos.

Todos os anos, a Terra passa perto do caminho do cometa, e os destroços deixados por Swift-Tuttle aparecem como meteoros em nosso céu.


+ Ciência