Não envelheça antes da hora: Potente vitamina combate envelhecimento precoce

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esta vitamina tem uma potente ação antioxidante, que atua na proteção das células contra o envelhecimento precoce. Saiba onde encontrá-la!

O envelhecimento é um processo gradual e contínuo que resulta na alteração natural de algumas funções corporais de pessoas adultas.

Apesar de ser considerado um processo biológico natural, o envelhecimento precoce pode ser motivado pelos hábitos de vida, que aumentam o estresse oxidativo no organismo.

Dentre esses hábitos, podemos destacar o uso de cigarro, a exposição solar excessiva e sem uso de proteção, a baixa ingestão hídrica, o estresse, as noites mal dormidas e também a má alimentação.

Envelhecer bem é um processo que requer investimento não apenas no avançar da idade, mas sim ao longo da vida. Bons hábitos são como investimentos, plantamos hoje para colher amanhã, e no envelhecimento não é diferente.

Alimentação

No que tange a alimentação, pensar na qualidade das refeições que fazemos ao longo dos nossos dias é fator elementar. Na nossa rotina, é importante que os nossos pratos disponham de bastante densidade nutricional, com alta quantidade de vitaminas, minerais e outros micronutrientes.

No time das vitaminas, por sinal, existe uma que se destaca quando o assunto é skincare. A vitamina E é conhecida pela sua potente ação antioxidante, que atua na proteção das células da ação danosa dos radicais livres, que culmina no envelhecimento precoce.

A vitamina E se trata de uma vitamina lipossolúvel, ou seja, que tem melhor estabilidade em ambientes gordurosos. Dessa forma, ela é encontrada normalmente em alimentos fontes de gordura como as oleaginosas, os óleos vegetais e o amendoim.

Onde encontrar a vitamina

Essa vitamina está normalmente presente em produtos de beleza, principalmente para a pele e o cabelo, e não à toa.

Por ser rica em tocoferol, ela protege as células do organismo contra doenças e alterações no DNA que levam a problemas como envelhecimento precoce e câncer. Para se ter uma ideia, a vitamina E possui ação antioxidante mais forte que a própria vitamina C, que é famosa nessa causa.

Segundo o portal do jornal Metrópoles, os alimentos que se destacam pela presença dessa vitamina são amêndoas, óleo de milho, óleo de girassol, tomate seco, azeite de oliva, farelo de trigo, amendoim, pistache, além dos alimentos de origem animal, como salmão, bacalhau e ovo.


+ Bem-estar