Mosquinhas de banheiro são sinal de sujeira? De onde elas vêm?

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 30 de agosto de 2025 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Elas não são lá muito agradáveis de ver, mas não representam perigo. Entenda o que são os pequenos insetos que gostam de passear pelo seu box

Elas não são lá muito agradáveis de ver, mas não representam perigo. Entenda o que são os pequenos insetos que gostam de passear pelo seu box (Foto Arquivo)

 

O maior companheiro de banheiro do homem moderno talvez seja o celular, mas o mais antigo com certeza são as mosquinhas que costumam ficar nas paredes do ambiente.

Conhecidas como moscas-de-banheiro, moscas-dos-filtros ou moscas-dos-ralos, elas pertencem ao gênero Psychoda.

A aparência é bem característica: são animais pequenos (até 3 mm de altura), de cor preta, cinza ou marrom e com o corpo coberto por cerdas com aparência de pelo.

E elas existem em todo o mundo, pois há pelo menos 2.500 espécies conhecidas espalhadas por todos os cantos do globo.

Espécies

No Brasil, são mais de 500 espécies registradas, sendo mais de 100 consideradas endêmicas. A maioria prefere viver em ambientes de mata, mas há aquelas adaptadas à cidade, como a Psychoda alternata, a P. cinerea e a P. satchelli.

Apesar de serem conhecidas como moscas, elas estão mais próximas dos mosquitos e pernilongos, pois fazem parte da ordem Diptera (duas asas), como eles.

Na hora de se reproduzirem, costumam buscar locais úmidos, como buracos em troncos de árvores. Dentro de casa, o banheiro é o cômodo com mais umidade, portanto o que mais se aproxima desse tipo de ambiente.

As fêmeas gostam de depositar seus ovos em ralos pois ali é o ambiente ideal: úmido, escuro e sujo. Elas botam grupos de até 200 ovos, com eclosão entre 32 e 48 horas.

As larvas se alimentam da matéria orgânica depositada nesses locais, como restos de pele, cabelo e afins. Outros micro-organismos, como fungos e algas, também são comuns nesses locais e fazem parte do cardápio.

Não é só no ralo

Mas não é só no ralo: os ovos das moscas-de-banheiro também podem ser depositados em azulejos, junções de vasos sanitários, frestas de boxes e outros locais escondidinhos e com sujeira acumulada.

O inseto vive como larva por entre nove a 15 dias, e depois como pupa em torno de 20 a 40 horas. Depois, como adulta, a mosquinha vive por apenas alguns dias — o ciclo completo, do ovo até a morte, é de cerca de duas semanas.

Moscas do banheiro são pragas?

Essas moscas-de-banheiro não representam ameaça ao ser humano: elas não mordem, não picam, não transmitem doenças e não são consideradas pragas.

O máximo que podem fazer é carregar micro-organismos aderidos a seu corpo de um local para o outro, o que pode levar a contaminação. Mas o maior incômodo que causam é estético, pois muita gente associa sua presença à sujeira.

Por isso, a melhor forma de se livrar delas é limpando bem o banheiro e com frequência. Uma limpeza semanal costuma ser suficiente.

Veja algumas técnicas para manter o ambiente higienizado e impedir que elas apareçam:

– Limpar ralo, canos e box com água sanitária ou outro produto que tenha cloro

– Caso não queiram usar cloro, uma solução com duas colheres de sopa de bicarbonato e um copo de vinagre a cada quinze dias resolve o problema

– Manter secas as frestas, canaletas e outros locais onde pode haver acúmulo de umidade

– Resolver possíveis infiltrações para evitar acúmulo de umidade

– Lavar bordas de ralo com escovinha

– Secar o boxe após o banho.

Fonte: Galileu


+ Curiosidades