Máquina italiana permite servir o vinho em taças e conservar sabor original

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de novembro de 2016 às 08:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Depois de aberta, a garrafa de vinho perde rapidamente suas propriedades aromáticas

Conservar o vinho com suas características originais, mesmo depois de aberto, é o trunfo de vinherias de Porto Alegre para oferecer uma diversidade de rótulos aos clientes. 

Depois de aberta, a garrafa de vinho perde rapidamente suas propriedades aromáticas e se aconselha consumi-la dentro de dois ou três dias, no máximo. 

Servir a bebida em doses se tornou possível graças à máquina servidora e conservadora de vinhos. 

Também conhecido como Enomatic (nome da marca italiana que a fabrica), a máquina permite aos estabelecimentos oferecer uma variedade de rótulos e atender a quem não quer exagerar na dose.

O aparelho mantém o líquido sem contato com o oxigênio, condição indispensável para a conservação da bebida. Assim, cada garrafa pode ser consumida em até 30 dias depois de aberta. Na prática, a alta demanda faz com que os rótulos sejam trocados a cada 15 dias na Enomatic.

A Vinum Enoteca, no Moinhos de Vento, uma das primeiras vinherias da cidade, também foi pioneira na utilização do equipamento em Porto Alegre. O wine bar utiliza duas máquinas, com capacidade para oito rótulos no total – quatro de vinho branco e quatro de vinho tinto. 

“A Vinum foi o primeiro wine bar da região sul a ter uma máquina servidora de vinhos. Fazemos a substituição dos vinhos a cada 15 dias em média e temos um cardápio bem diversificado em petiscos , mas também servimos refeições típicas de Bistrô”, comenta o proprietário, Elisandro Saldanha. 

Em 2010, ele percebeu que as vinherias eram tendência em países como Argentina, França, Estados Unidos e Chile e chegariam a Porto Alegre a qualquer momento.

Tratou, então, de inaugurar um nicho ainda não explorado de mercado. De lá para cá, o empresário, que se define como enófilo, percebeu que oferta de rótulos aumentou, mas ainda se bebe menos vinho no Brasil do que em países nos quais a tradição do vinho é maior. 

“O vinho deixou de ser um produto de se consumir apenas em situações especiais ou com refeições. Hoje bebe-se vinhos em qualquer situação, seja para celebrar ou simplesmente por conhecimento”, afirma Elisandro, destacando que as mulheres são um público cativo que aprecia e entende de vinhos cada vez mais.

A Vinum, assim como os demais estabelecimentos especializados, conta com uma loja com centenas de rótulos nacionais e importados. 

A partir do final da tarde, grupos de amigos, casais e trabalhadores dos arredores do Moinhos de Vento buscam o wine bar para encerrar um dia de trabalho, jantar ou dar início à programação noturna. 

Enquanto os atendentes se revezam para servir taças de vinho branco e tinto, na cozinha as bruschettas são um dos pratos mais solicitados.

Em seis anos, Saldanha pôde traçar o perfil dos frequentadores (muitos deles assíduos) e percebeu que gostam de descobrir novos sabores. Por isso, toma cuidado para que a taça sempre possa ser preenchida com uma rótulos diferentes a cada retorno dos clientes. 

“O serviço da taça ajuda tanto para a decisão de comprar uma garrafa, pois o cliente teve a oportunidade de provar a bebida antes, quanto nas situações nas quais deseja-se conhecer um vinho, mas sem o interesse de comprar uma garrafa dele” explica o proprietário.


+ Um Toque a +