Rionegro e Solimões completam 35 anos de trajetória musical, com muitos sucessos

  • Nene Sanches
  • Publicado em 1 de abril de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dupla é sucesso em todo país emplacando clássicos da música brasileira, esbanjando irreverência, contemporaneidade e engajamento digital

Contrariando as piadinhas de todo primeiro dia do mês de abril, Rionegro e Solimões são aquela mentira que virou verdade. É nesta data (01/04), que os sertanejos completam aniversário de carreira.

Chegam a essa marca de mais de 35 anos sendo uma das duplas mais respeitadas do Brasil, colecionando números satisfatórios.

A ligação deles com o 1° de abril é bem forte. Foi em 1989 que eles lançaram o primeiro LP, que levava apenas o nome da dupla.

De lá pra cá, a caminhada foi seguida de sucessos e glórias, conquistadas merecidamente o respeito e admiração do público e de outros artistas do gênero, trilhando uma jornada regada com amor e dedicação.

Todas as idades

Rionegro e Solimões é o tipo de dupla que agrada desde a criancinha que começa a descobrir as notas musicais até as pessoas que alcançam a melhor idade.

Não tem uma faixa etária específica para curtir clássicos populares como “Peão Apaixonado”, “Frio da Madrugada”, “A Gente Se Entrega”, “Bate o Pé”, “De São Paulo a Belém”, entre tantas outras canções que marcaram e ainda marcam a vida das pessoas.

Quem nunca cantou uma melodia dos artistas em um karaokê que atire a primeira pedra. “Na Sola da Bota” é um desses clássicos do cancioneiro popular que está na boca do povo, de norte a sul do país.

“A música foi lançada em 2003 e de lá pra cá conquistou todos. É sucesso em festa de rodeio, festa de criança e até em velório eu já ouvi tocar”, diverte-se Solimões.

Milhões de views

Um carimbo de todo esse sucesso são os números do YouTube – entre os diversos perfis que publicaram os clipes de “Na Sola Da Bota”, a faixa ultrapassa a impressionante marca de 20 milhões de views.

“O povo publica vídeo gravado ao vivo pelo celular de algum show nosso, de coreografia feita pelas criancinhas em festa infantil e até videoaula, ensinando os acordes na gaita. Esse é o maior presente que um artista pode ter. Esse reconhecimento popular não tem preço”, comemora Rionegro.

Mas engana-se quem pensa que Rionegro e Solimões têm apenas esses grandes hits ao longo de seus quase 35 anos de carreira. Entre coletâneas e álbuns, eles somam 19 CDs e 6 DVDs.

“Ultrapassamos três décadas de estrada. O artista precisa ter a percepção do que está acontecendo na atualidade e se reinventar quando for necessário. Graças à Deus, meu parceiro e eu conseguimos ter esse olhar crítico e por isso estamos na ativa até hoje”, analisa o primeira voz.

Na onda da internet

De uns anos pra cá, os cantores também se tornaram referência na internet. Disponibilizando todos os discos nas plataformas streaming e capitaneando um canal de sucesso no YouTube, a dupla chega próximo aos 80 milhões de views em suas frentes digitais.

Particularmente, quem entrou de cabeça na onda da internet foi Solimões. O sertanejo tem quase 500 mil seguidores no Instagram e não poupou esforços para conquistar novos fãs nesta plataforma. Ele é febre por lá e diversas vezes viralizou na rede ao postar fotos e vídeos irreverentes.

“Virei até pauta no programa “Encontro”, com Fátima Bernardes. Lá fui entrevistado pelo professor Pasquale, que debateu comigo o idioma caipirês, falado e escrito nas minhas redes. Vê se pode?”, brinca o segunda voz.

Rionegro também é referência. Nas redes, o artista retrata seu cotidiano na fazenda, entre sua criação de cavalo e novas melodias compostas. Seu perfil atualmente conta com mais de 400 mil seguidores. E não é só.

Bastidores

A dupla também tem seu Instagram oficial, que ultrapassa 1 milhão de seguidores, sendo retratado os bastidores dos shows e dos programas de TV, além de alguns recados exclusivos dos artistas direcionados aos fãs.

Em 2020, a dupla se reinventou novamente e de forma remota, lançou uma série de bons produtos no mercado fonográfico. Além das diversas lives executadas com maestria no YouTube oficial, Rionegro e Solimões apresentaram os EPs “Só Lembranças 1, 2 e 3” – sendo a quarta parte do projeto lançado já em 2021. “Tivemos a sacada de eternizar as lives de 2020 em um projeto concreto, Só Lembranças – Acústico.

Pinçada com todo o cuidado e carinho, a transmissão escolhida para dar forma a este conteúdo foi a realizada no dia 25 de abril de 2020”, comenta Solimões.

“Entre todas, foi uma das que mais gostamos de fazer. Como o nome diz, reunimos os principais modões que ambientam o nosso universo. E todos foram executados no formato intimista e acústico. Nada mais justo do que carimbar para as futuras gerações esse momento tão atípico da nossa estrada”, analisa Rionegro.

A História Continua

O ano de 2021 também foi um marco na carreira dos sertanejos. Após 18 anos, Rionegro e Solimões gravaram mais um DVD: “A História Continua”, captado em Goiânia, contando com 18 (dezoito) faixas.

O novo projeto reuniu músicas inéditas e sucessos de carreira, além de participações especiais de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Henrique e Juliano.

Com números estratosféricos, diversos hits ganharam a boca e coração dos brasileiros,  figurando por vários meses entre os mais ouvidos do sertanejo. “Saudade de Ex” atingiu mais de 45 milhões de views no Youtube.

O mesmo aconteceu com “Saudade Atemporal” (42 milhões de views), “Frio da Madrugada” (28 milhões de views),  “Vida de Cão” (26 milhões de views), tudo na mesma plataforma.

Audiência no rádio

Inclusive, a ConectMix, uma das mais importantes empresas de audiência de rádio, carimba a canção  “Saudade de Ex” como a segunda música mais executada nas emissoras do Brasil.

Sua concorrente, a Crowley dá o mesmo dado e coloca a faixa como as três mais tocadas em território nacional, destacando que Rionegro e Solimões são um dos 5 (cinco) artistas mais executados nas rádios nos últimos tempos.

Em outubro de 2023, a dupla gravou o sexto DVD  “Rionegro e Solimões em Uberlândia” , que contou com 21 faixas, sendo 10 inéditas e participações mais que especiais de Maiara e Maraisa, Bruno e Marrone e Luan Pereira.

As músicas do novo trabalho estão sendo divulgadas gradualmente, mas não há como deixar de destacar “Cowboy Chora”, que contou com a participação de Luan Pereira e que caiu nos encantos do público, já ultrapassando a marca de 46 milhões de views só no Youtube.

E a recentemente lançada “Isso é Coisa de Quem Quer Voltar” com participação de Maiara e Maraisa já tem quase 10 milhões de views só no Youtube.

Obra completa de Rionegro e Solimões – incluindo coletâneas, trabalhos ao vivo e DVDs

1989 – Samba e Cachaça

1991 – Primeiro Vento

1993 – Meu Amor

1995 – Sonhei

1997 – Peão Apaixonado

1998 – O Amor Supera Tudo

1999 – De São Paulo À Belém

1999 – Bate o Pé

2000 – Bailão do Rionegro e Solimões

2000 – Bate o Pé – Ao Vivo

2001 – Só Alegria

2002 – Ensaio Acústico

2003 – Na Sola da Bota

2004 – De Bem com a Vida

2005 – O Grito da Galera

2005 – Clube do Batidão

2006 – Do Jeito da Gente

2008 – Arrastão

2011 – Virou Festa

2013 – O Cowboy Vai Te Pegar

2017 – Sucessos de Hoje

2018 – Deus Abençoou

2020 – Só Lembranças 1, 2 e 3

2021 –  A História Continua

2023 –  Rionegro e Solimões em Uberlândia

CURIOSIDADES 

1) Rionegro e Solimões são mineiros, nascidos em Claraval/MG.

2) Os dois já formavam uma “dupla” bem antes da fama, quando trabalhavam em uma das fábricas de calçados de Franca (SP).

3) A dupla lançou seu primeiro LP no dia 1 de abril de 1989, completando agora em 2024 seus 35 anos de carreira – “A mentira que se tornou verdade”!

4) E por incrível que pareça, o primeiro DVD dos artistas também foi gravado em primeiro de abril.

5) Início da fama: o sucesso chegou em 1998, quando lançaram o sexto disco, pela PolyGram, obtendo uma vendagem de mais de 1 milhão de cópias. Destacam-se neste disco as composições “Falta você”, de Rionegro, “A Gente se Entrega”, de Pinócchio, “Tô Doidão”, de Rionegro e Solimões, “Saudade Pulou no Peito”, de Rionegro e Domiciano, “De São Paulo a Belém”, de Pinócchio e Nilma e “Frio da Madrugada” de Pinóquio, que logo se tornou um hit, além da regravação do clássico “Cuitelinho”, de domínio público, adaptado por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó.

6) Em 1998 ainda, aumentou sensivelmente o número de shows da dupla, assim como o público presente em suas apresentações. Fizeram show em Brasília para mais de 80 mil pessoas. Divinópolis, em Minas Gerais, para mais de 70 mil. E em Americana – São Paulo, para cerca de 50 mil pessoas. Neste ano, a Festa do Peão de Americana registrou recorde de congestionamento no show da dupla.

7) Em julho 2002, a dupla fez o show de inauguração do Villa Country, que é considerada a casa mais importante da América Latina no segmento sertanejo, sendo o espetáculo exclusivo para convidados, artistas e imprensa, na capital paulista.

8) Solimões é conhecido como o “Rei do Instagram” devido sua forma peculiar de escrever as legendas, (caipirês, como diz o próprio) e suas postagens engraçadas. Um fato importante é que ele tem pouquíssimas postagem e quase 500 mil seguidores. Outra observação é que o cantor atingiu o número máximo para seguir as pessoas.

9) O Instagram do Rionegro já mostra mais o dia a dia do cantor, o que ele faz quando não está no palco, que é pescar, treinar os cavalos, estar com a família e, claro, curtir a fazenda.

10) A dupla conquistou o público em geral – atravessando gerações – desde a criança à melhor idade.

11) Rionegro não tem fotos de infância. Na época uma máquina fotográfica era considerada artigo de luxo e quase ninguém na região tinha o objeto.

12) Solimões tem uma família que é talento puro. Seu filho, Gabeu, também é um artista da música e, a exemplo do pai, segue construindo sua estrada dentro do show business.

13) Carol Felizardo, também filha de Solimões, segue os passos do pai e é hoje cantora profissional.

14) Sabrina Sato trata Solimões como seu chaveirinho. Em seu programa, no dia 24 de janeiro de 2015, a apresentadora pegou o cantor no colo em uma brincadeira ao vivo.

15) Em 1998, “Peão Apaixonado” estourava em todo o Brasil fazendo com que a dupla ficasse reconhecida nacionalmente. Nessa época, Rionegro chegou a se apresentar em alguns programas de TV sem seu carimbo característico, o chapéu de cowboy!

16) A dupla tem uma forma simples de escolha de single. Todos que eles apostam, acreditam que são potenciais hits de carreira. Nunca gravaram algo que não gostassem 100%.

17) Lançada em 2013, na Festa do Peão de Barretos“O Cowboy Vai Te Pegar” foi um marco na história da dupla. Foi através dela e de seu vídeo clipe repleto de humor que os sertanejos viralizaram pela primeira vez na internet e conquistaram os jovens.

18) Lançado em 1995, o álbum “Sonhei” reúne alguns sucessos de carreira, como “Morrendo de Amor”, “Sei Que Vou Chorar” e a faixa que empresta nome ao projeto. O que pouca gente sabe é que a capa deste disco traz uma peculiaridade: para ficar da mesma altura que SolimõesRionegro teve que entrar dentro do rio e ficar submerso dos joelhos pra baixo. Obviamente o fotógrafo usou um truque de câmera para que ninguém notasse a armação.

19) Ainda sobre a capa de “Sonhei”, Rionegro afirma que dentro da sua bota havia dois lambaris, pós fotos para capa.

20) Nem sempre o nome oficial da dupla foi Rionegro e Solimões. Antes eram chamados de Zé Divino e Felizardo.

21) Embora pareça, Rionegro não é um cara alto. Mede 1.65m e  calça 38. Já Solimões mede 1.42m e calça 33.

22) O nome do produtor que ajudou a dupla no início da carreira é Maestro Pinocchio. Aí volta toda a ligação com o primeiro de abril. Muitas e muitas curiosidades acerca desta data para a dupla.

23) Rionegro e Solimões foram os precursores da importação e miscigenação do country com o sertanejo raiz.

24) A dupla já regravou sucessos peculiares de outros artistas, como “A Sua Maneira” (“Do Jeito Da Gente”, 2006), conhecida na voz de Dinho Ouro Preto, que por sua vez fez a adaptação de “De Musica Ligera”, da banda argentina Soda Stereo.

25) Outra regravação que agradou ao Brasil foi a música “Lenha” (Só Alegria 2001), conhecida originalmente na voz de Zeca Baleiro.

26) Ainda falando em versões, Rionegro e Solimões cantaram a música “Dois”, gravada originalmente por Paulo Ricardo. O lançamento aconteceu em 2006, no disco “Do Jeito Da Gente”.

27) Solimões faz diversas versões de músicas conhecidas de outros artistas em seu Instagram. Bora conferir? @SolimoesCantor.

28) Chrystian e Ralf são importantes na vida de Rionegro e Solimões. A dupla gravou uma série de composições de Rionegro que, ao ganhar dinheiro, conseguia se manter no início na carreira e investir na dupla. De várias, vale o registro de três: “Camisa Manchada”, “Brigas” e “Noite”.

29) Rionegro e Solimões tem como inspiração a dupla Milionário e José Rico. Além de incluir em seu repertório canções dos ídolos, regravaram a música “Solidão” para homenageá-los.

30) Pouca gente sabe que os cantores Rafaela Neves e João Neves são filhos de Rionegro.

31) Rionegro e Solimões foi a primeira dupla sertaneja a gravar e lançar um DVD no Brasil.

32) Rionegro torce pro Santos, já Solimões é Cruzeirense.

33) Solimões foi pego no colo por Gusttavo Lima na gravação do DVD “A História Continua”.

34) A dupla já se apresentou em diversos países, levando a música sertaneja para além das fronteiras brasileiras. Eles já fizeram shows nos Estados Unidos, Portugal, Japão, Paraguai, entre outros.

35) Rionegro & Solimões já foram indicados e ganharam diversos prêmios da música brasileira, como Grammy Latino, Prêmio Multishow, Prêmio TIM de Música e Prêmio Contigo! de Música,  reconhecendo seu talento e contribuição para o cenário musical do país.


+ Música