Além de gerar negócios, o evento oferece uma programação de conteúdo voltada a lojistas e importadores
A BFSHOW, maior feira calçadista da América Latina, abre suas portas nesta segunda-feira (10) no Distrito Anhembi, em São Paulo, reunindo cerca de 350 marcas brasileiras e mais de 12 mil compradores nacionais e internacionais.
O evento, que segue até quarta-feira (12), é promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organizado pela NürnbergMesse Brasil.
Com a expectativa de movimentar o setor e marcar a retomada da indústria calçadista, a feira deve receber mais de 1,2 mil compradores de cerca de 50 países.
Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, o clima é de otimismo, mesmo diante de um cenário econômico internacional instável.
“Estamos acompanhando as negociações entre os governos brasileiro e estadunidense e esperamos novidades positivas durante a feira”, afirmou.
Os Estados Unidos seguem como principal destino das exportações brasileiras de calçados, e mesmo com a taxação, compradores norte-americanos já confirmaram presença.
Projeções
Ferreira destaca ainda que as projeções para o setor indicam crescimento. A expectativa é de alta de até 1,4% na produção de calçados em 2025, totalizando mais de 940 milhões de pares, com continuidade desse movimento em 2026, quando a produção pode atingir 960 milhões de pares.
“Os reflexos desse otimismo devem ser sentidos na BFSHOW, que é o grande momento da indústria calçadista nacional”, reforçou.
Grandiosidade
Os números de pré-credenciamentos confirmam o bom momento. Segundo o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, o total de compradores cadastrados cresceu 11% em relação ao ano passado, com um aumento de 34% no número de importadores.
“A feira é reconhecida como a principal vitrine do calçado brasileiro para o mundo”, afirmou.
Atrativo
A BFSHOW também se destaca pelo Programa Comprador, que conta com 670 convidados — entre eles, mais de 160 compradores internacionais de 30 países. “O sucesso da feira está na sintonia com os expositores, o que garante a assertividade dos negócios”, observou Picolo.
Além de gerar negócios, o evento oferece uma programação de conteúdo voltada a lojistas e importadores.
Palestras
Na Arena BFSHOW, as palestras começam nesta segunda-feira, às 17h20, com Luana Lanzini e Luana Savadinitzky, do portal Fashion Directions, que apresentam as tendências e inspirações para o outono/inverno.
Em seguida, às 18h, Eric Chien e Gabriela Pereira, do TikTok, falam sobre o tema “Do feed à venda: histórias reais de como o conteúdo vende calçados no TikTok Shop”.
Na terça
A programação segue na terça-feira (11), com Laís Miranda, da Steal The Look, às 17h30, abordando tendências de moda, e Rodrigo Prado, mentor de representantes comerciais, às 18h, com a palestra “O elo que move o mercado”, sobre a importância da conexão entre marcas, representantes e lojistas.
Com expectativas altas e ampla presença de compradores, a BFSHOW começa movimentando a indústria e reforçando o protagonismo do calçado brasileiro no cenário internacional.