Julho Amarelo: campanha alerta sobre prevenção das hepatites tipos B e C

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de julho de 2017 às 10:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ações que começaram sábado incluem orientação, conscientização e testes

Teve início no último sábado (15),  a campanha “Julho Amarelo” promovida pela Secretaria de Estado da Saúde para prevenir e conscientizar a população sobre as hepatites virais.

A campanha será desenvolvida em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, e acontece em um momento importante, pois aumentaram os casos de notificação da doença no Estado.

Em 2016, foram notificados 7,6 mil casos de Hepatite C contra 4,9 mil em 2014. Já os casos de Hepatite B aumentaram 3,7%, no mesmo período.

Como evitar
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes vírus, uso de remédios e drogas injetáveis, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

As hepatites B e C podem ser contraídas por meio de relações sexuais, compartilhamento de agulhas, seringas ou uso de materiais perfurantes de higiene pessoal, como lâminas de barbear, alicates de unha e outros. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto.

Por isso, é importante adotar medidas preventivas como o uso de preservativos nas relações sexuais e o não compartilhamento de seringas entre os usuários de drogas injetáveis.

 Os testes de hepatite B e C podem ser feitos em qualquer período. Para obter mais informações, ligue para o serviço Disk DST/Aids no 0800 162 550.


+ Saúde