Objetivo é verificar se as balanças atenderam aos requisitos e podem ser liberadas para comercialização, evitando erros de pesagem
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), com a finalidade da proteção para o consumo, realizou na quarta-feira, 26 de abril, a verificação inicial de nove balanças na empresa Técnica Balanças Eletrônicas Ltda, fabricante em Franca. Os instrumentos foram aprovados.
Na fábrica, a equipe do Ipem-SP realizou o Exame de Conformidade de Modelo Aprovado. Na ocasião, é feita a verificação da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo determinada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado.
Na sequência são realizados os Ensaios de Medição. A balança é submetida aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se para isso padrões rastreados ao Inmetro.
Marca de verificação
Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial. Recebe também uma marca de selagem, (selo de material plástico contendo o símbolo do Inmetro) objetivando garantir a inviolabilidade do instrumento.
Em 2022, o Ipem-SP verificou no comércio 192.511 balanças, na verificação inicial, no fabricante ou importador, 96.360, e autorizou por meio da declaração do fabricante a comercialização de 144.713.
A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto de Ribeirão Preto.