Francano, jornalista Carlos Brickmann dividia o estado em Capital e grande Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de dezembro de 2022 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Carlos Brickmann dividia o estado de São Paulo em Capital e “Grande Franca” no seu mapa particular e ai de quem não reconhecesse isso

O jornalista Carlos Brickmann, falecido neste sábado (17), aos 78 anos, foi um dos mais brilhantes e premiados do seu tempo. O adjetivo brilhante é dado por seus conhecidos nos veículos de comunicação e o premiado é a verificação do que ganhou de reconhecimento com seus textos.

Em outubro, ele foi internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, e não resistiu a um quadro infeccioso.

Natural de Franca (a 400 km de São Paulo), Brickmann era filho de médicos. Seu pai trabalhou por muitos anos na Santa Casa. No mapa do seu escritório, ele dividia o estado de São Paulo em Capital e Grande Franca.

Emprestou ao jornalismo 59 anos de sua história –muitos dedicados à Folha, onde iniciou a carreira, em 1963, aos 18 anos, no copidesque. Trabalhou na empresa durante três períodos ao longo de quase 30 anos.

Segundo reportagem da Folha, Brickmann entrou no jornal por acaso, desanimado por ter sido reprovado no científico, equivalente hoje ao ensino médio. Um tio viu um anúncio de vaga e sugeriu ao rapaz que tentasse, por saber que gostava muito de redação. Aprovado, foi trabalhar na chamada “edição caipira”, que ia para o interior do estado.

Carreira de sucesso

No jornal, passou por vários cargos: foi editor de Internacional –o mais jovem na época– e de Economia, além de repórter especial. Assinou reportagens nas edições especiais de primeiras páginas.

Em 1983, foi o primeiro repórter a cobrir a campanha das Diretas, pela Folha e como editor interino de Economia. Brickmann ampliou a seção de Mer­cado para duas páginas e lançou a coluna Dinheiro Vivo, de Luís Nassif.

Na Folha da Tarde, atuou como colunista, editor-chefe e editor responsável. Carlos Brickmann foi diretor de telejornalismo da Rede Bandeirantes, período em que conquistou os prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 1978 e 1979, pelo Jornal da Bandeirantes e o programa de entrevistas Encontro com a Imprensa.

No Jornal da Tarde, trabalhou como repórter, repórter especial e editor de Internacional e de Política Nacional. Lá também assinou reportagens de primeira página premiadas. Participou das reportagens que deram quatro Prêmios Esso ao veículo.

Gerenciamento de crise

Como colunista, escreveu para Diário Popular –até 2001, foi o principal sobre política–, Diário do Grande ABC, Folha de Pernambuco, Correio Popular, O Dia, Gazeta de Ribeirão Preto e site Observatório da Imprensa.

Em 1992, começou a gerenciar a Brickmann & Associados Comunicação, em São Paulo. A empresa atua no ramo de consultoria, comunicação política, gerenciamento de crise, relações públicas e assessoria de imprensa.

A amiga há 45 anos e sócia, Marli Gonçalves, 64, trabalhava com ele desde 1993. Três anos depois, a convivência tornou-se diária. Além da Brickmann & Associados Comunicação, os dois gerenciavam juntos, desde 2015, o site Chumbo Gordo.

A amizade entre Brickmann e Marli começou em 1978, na revista Especial, uma publicação que durou cinco edições, mas que reuniu uma nata de jornalistas, colaboradores e fotógrafos.

Comunicação política

“O Carlinhos havia sido convidado para escrever um artigo para a revista e ficamos amigos a partir daí”, conta.

Carlos Brickmann também passou pela sucursal de São Paulo do Jornal do Brasil; pela revista Visão, como editor e secretário de redação; e pela assessoria de Imprensa da campanha de Paulo Maluf à Presidência da República (1989).

Em 1991, foi diretor de comunicação da Vasp (Viação Aérea de São Paulo) –extinta em 2005. No ano seguinte, o jornalista atuou como coordenador da campanha de Carlos Eduardo Moreira Ferreira à pre­sidência da Fiesp/Ciesp. Ainda em 1992, coordenou parte de Imprensa da campanha de Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo.

No ano de 1996, fez a campanha de Neon Albernaz (1930-2017), do PSDB, à Prefeitura de Goiânia.

Prêmio Esso

Em 2011, Brickmann foi membro do corpo de jurados do Prêmio Esso de Jornalismo. Ele era autor dos livros “A Vida é um Palanque -Se­gredos da Comunicação Polí­tica” (editora Globo) e “1º Guia Básico das Eleições/1998” (editora Voice) e coautor do livro “Como não ser enganado nas eleições” (editora Ática), coordenado por Gilberto Dimenstein (1956-2022).

Das marcas de Carlos Brickmann, Marli ressalta o bom humor e a “memória de elefante”, como denomina. “Ele era capaz de dar uma entrevista para você ao mesmo tempo em que escrevia uma coluna e tudo saía perfeito”, afirma.

Tinha duas paixões: o Corinthians e gatos. O (gato) Vampeta –o preferido– simbolizou o casamento das suas preferências até o ano passado, quando morreu.

Carlos Brickmann deixa a mulher, dois filhos, amigos e muitas histórias. Será velado neste domingo (18), às 11h30, no Cemitério Israelita do Butantã. O enterro será às 13h deste domingo (18).


+ Comunicação