Franca recebe 11ª unidade do Espaço Prevenir para prevenção e apoio às famílias

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 16 de dezembro de 2025 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipamento fortalece rede de cuidado com atendimento qualificado e ações de prevenção à recaída por uso de substâncias psicoativas 

16O município de Franca recebeu na segunda-feira (15) a inauguração da 11ª unidade do Espaço Prevenir, serviço do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS).

Esta é a sexta unidade entregue em 2025, marcando a expansão da rede de prevenção às drogas e apoio às famílias em vulnerabilidade social. O vice-governador Felício Ramuth e a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, participaram da entrega.

O vice-governador Felício Ramuth, que coordena as ações das Políticas Sobre Drogas no Estado, destacou o impacto da expansão do serviço.

Política pública

“Cada Espaço Prevenir que inauguramos representa uma porta aberta para quem busca recomeçar e para famílias que precisam de apoio. Estamos levando para o interior paulista uma política pública que reconhece a importância da prevenção e do cuidado continuado”, afirmou.

Segundo o vice-governador paulista, “o combate às drogas não se faz apenas com repressão, mas com acolhimento, tratamento e oportunidades reais de transformação. Franca agora conta com mais essa ferramenta para fortalecer vínculos e devolver esperança a quem mais precisa”.

Palavra da Secretária

A secretária Andrezza Rosalém reforçou a missão do equipamento. “O Espaço Prevenir é muito mais que um serviço de prevenção: é um lugar de portas abertas que atua no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Oferecemos atendimento qualificado e acolhedor, capaz de evitar recaídas e romper o ciclo do uso de drogas, inclusive no ambiente familiar”, destacou.

Segundo a Secretária, “o trabalho alcança não apenas quem está em processo de recuperação, mas também os familiares, incluindo filhos de dependentes, para que possamos romper esse ciclo de forma estrutural. Queremos mudar a cultura e o olhar sobre o uso de substâncias psicoativas, promovendo uma sociedade mais acolhedora e menos preconceituosa”.

Metodologia

A secretária acrescentou que a expansão do serviço é estratégica. “Cada nova unidade representa o fortalecimento da rede de proteção social e amplia a presença do Estado no enfrentamento à dependência química em São Paulo. Nosso objetivo é expandir ainda mais essa metodologia na capital e no interior, garantindo que ninguém fique desassistido”, completa.

A nova unidade tem capacidade para atender até 200 pessoas ao mês. Sua missão é criar redes de apoio e cuidados, fortalecer vínculos familiares e auxiliar na recuperação e prevenção de recaídas de pessoas com transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas.

Terapias

O serviço oferece atendimentos individualizados com assistente social, terapias em grupo e individuais com psicólogos, além de atividades educativas, culturais e de lazer coordenadas por profissionais da pedagogia.

Também disponibiliza orientação profissional ao público referenciado, facilitando a inserção no mercado de trabalho por meio de elaboração de currículo e busca por emprego, estimulando a reinserção social e a autonomia financeira.

As unidades do Espaço Prevenir funcionam de portas abertas, de terça a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Para a implantação da unidade foram investidos R$ 50 mil, com custeio mensal de igual valor, totalizando R$ 600 mil por ano. O Espaço Prevenir de Franca fica na Rua Antônio Pimenta, 845, bairro São José.

Sobre o Espaço Prevenir

A primeira unidade do Espaço Prevenir foi inaugurada em julho de 2023. Atualmente, o serviço está presente em três regiões da capital paulista e também em São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Guarulhos, Carapicuíba, São Vicente e agora em Franca.

Desde o início das atividades, mais de 3 mil pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e seus familiares já foram atendidas por uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, entre outros profissionais.

O desafio do Espaço Prevenir é mudar a cultura e o olhar sobre o uso de substâncias psicoativas, oferecendo auxílio à comunidade por meio de atendimento qualificado e acolhedor. No local, são dadas orientações sobre convivência familiar para evitar rompimentos nas relações, garantindo a proteção de toda a família.


+ Ação Social