Férias: Veja 20 cuidados para evitar acidentes domésticos com as crianças

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 2 de janeiro de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Confira uma lista de itens que devem ser observados em sua casa para manter a segurança dos pequenos durante o recesso da escola

Atenção deve ser redobrada com as crianças de férias em casa – foto Freepik

 

Os cuidados com as crianças em casa devem ser constantes, mas nas épocas em que elas passam mais tempo no lar, como durante as férias escolares, eles devem ser redobrados!

“Muitas pessoas associam acidentes somente com quinas de mesas e tomadas desprotegidas, mas os riscos que o ambiente doméstico apresenta são inúmeros e muito mais graves”, alerta Mariana Machado, fonoaudióloga e fundadora da Dona Mãe, que oferece cursos de formação de babás.

Nos períodos longe da escola, é comum o aumento de pequenos incidentes envolvendo crianças, como queimaduras e feridas na pele.

“Eles ocorrem, geralmente, em um momento de desatenção dos responsáveis. Ou mesmo diante deles, porque, às vezes, é algo muito rápido”, fala o enfermeiro Antônio Rangel.

Ele indica atenção extra à área da cozinha. “Queimaduras mais sérias, com líquidos muito quentes ou mesmo com fogo, podem comprometer não apenas a saúde e bem-estar, mas também o desenvolvimento da criança”, explica.

Exploradores por natureza, os pequenos tendem a se aventurar pela própria casa sem receio de se machucar. “Tem uma fase da criança em que ela mexe em tudo, coloca o que vê na boca, sobe ou escala móveis”.

“Mas, para você ficar um pouco mais tranquila, é preciso ter alguns cuidados em sua casa e fazer um trabalho preventivo”, fala a personal organizer Rafaela Oliveira.

Confira a seguir 20 dicas dos especialistas para deixar o seu lar mais seguro para as crianças:

1. Vede os compartimentos de pilhas de controles e telefones com fita adesiva. Além do risco de engasgamento, a ingestão destes dispositivos pode ser fatal, pois há a liberação de substâncias tóxicas no organismo.

2. Tire as cordas e fios puxadores de cortinas que ficam ao alcance das crianças, pois elas oferecem alto risco de enforcamento.

3. Coloque protetores nas tomadas de difícil remoção para evitar choques elétricos.

4. Posicione os móveis longe das janelas de sua residência para não ocorrerem quedas.

5. Depois das brincadeiras, guarde os brinquedos para que a criança não tropece e caia.

6. Não deixe carregadores de celulares sem uso, mas ligados à tomada, sob risco de choque elétrico.

7. Todas as janelas devem ter grades ou redes de proteção, inclusive as basculantes, nas quais também é possível usar correntes de limitação de abertura.

8. Piscinas também devem ter grades ou cercas de proteção (com portão trancado) e lona de cobertura.

9. Cosméticos, medicamentos, bebidas alcóolicas, produtos de limpeza, fósforos e isqueiros devem ser mantidos em armários altos e trancados, longe do alcance dos pequenos.

10. Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos, como em garrafas pet, por exemplo.

11. Mantenha o lixo sempre fechado, de preferência fora da vista da criança.

12. Prefira usar os queimadores de trás do fogão, para evitar risco de queimaduras. Mantenha os cabos de panelas virados para dentro e para trás, longe do alcance das mãos.

13. Para proteger seu filho contra intoxicações no jardim, informe-se sobre as espécies de plantas venenosas mais comuns.

14. Para evitar que a criança se tranque em algum cômodo, retire as chaves das portas ou deixe as cópias em um lugar seguro e de fácil acesso.

15. Use travas em portas e em gavetas e armários que contenham objetos que apresentam riscos de acidentes, como facas e tesouras, ou coloque-os em locais altos.

16. Verifique o estado geral dos brinquedos. Carrinhos com rodas se soltando, bonecas muito pequenas, compartimentos de pilhas sem parafuso podem apresentar risco de engasgo e intoxicação.

17. Aparelhos eletrônicos, por causa do risco de choque e queimadura, devem ser mantidos fora do alcance das crianças, sempre com os fios presos.

18. Tenha um kit de primeiros socorros com algodão, atadura, antisséptico, bolsa térmica, cotonetes, soro fisiológico, termômetro, antitérmico, analgésico, tesoura, esparadrapo, micropore e gaze.

19. Mantenha uma lista de telefones úteis e de emergência ao alcance de todos, como na porta da geladeira.

20. Faça um curso de primeiros socorros. Ele pode ser extremamente útil em caso de acidentes!

*Informações Casa & Jardim


+ Crianças