Essa peça costuma ter valores bem altos. Por isso confeccionar em casa pode ser uma boa alternativa
Nem sempre você está com o orçamento suficiente para completar os últimos detalhes da decoração de sua casa, e ainda faltam os toques finais para dar aquele ar aconchegante que você tanto espera.
O lustre, por exemplo, é um detalhe que não estava nas suas contas e acabou ficando fora do seu orçamento inicial. Mas uma casa sem lustre acaba ficando vazia, pois é ele quem vai iluminar sua mesa de jantar, na qual irá receber seus grandes amigos e familiares.
Já pesquisou os preços em lojas especializadas e constatou que por mais simples que sejam os lustres são extremamente caros, não é mesmo?
Não se desespere! É possível fazer em casa um lustre pendente, muito bonito e bem fácil de ser executado, siga nossas instruções.
MATERIAL:
6 boquilhas
6 lâmpadas
9 metros de cabo PP 2 vias
1 luminária pra retirar a canopla
Tinta Spray pra plástico
Fita Isolante
Palito pra Churrasco
6 ganchos com bucha
Passo a passo:
1- Corte o fio em 6 pedaços de mais ou menos um metro e meio.
2- Pinte os fios usando tinta spray. Você pode colocá-los em cima de um plástico, pintar de um lado e, depois de seco, pintar o outro. Outra opção é pendurá-los num varal usando prendedor de roupa e pintá-los por completo e esperar secar.
3- Proteja a parte interna das boquilhas com papel ou plástico pra que não caia tinta. Pinte a parte externa com spray. Use um palito de churrasco pra auxiliar na pintura. Depois prenda-o em um isopor e deixe secar.
4- Faça 6 furos na canopla e depois pinte. No meu caso, comprei uma luminária baratinha e reaproveitei. Um kit só com a canopla e um fio tava R$40,00. A luminária que tinha a peça que eu precisava custa R$9,90. Não preciso explicar mais nada né?
5- Desmonte uma boquilha e afrouxe os dois parafusos deixando espaço pra encaixar os fios.
6 – Com um estilete, corte um dos cabos de forma que os dois fios se separem. Passe tudo pelo buraco da boquilha e encaixe nos espaços que você deixou aberto. Prenda as duas partes da boquilha de novo e repita isso com as 5 demais.
7- Separe 2 cabos com boquilha e passe pelos buracos da canopla. Depois prenda-os um ao outro usando fita adesiva. Faça isso com os demais, formando 3 pares.
8 – Junte os cabos das mesmas cores reduzindo-os a apenas 2.
7- Desligue a energia da sua casa e agora una esses 2 cabos aos que saem do teto. Prenda tudo com fita isolante. Parafuse a canopla no teto.
9- Encaixe as lâmpadas na boquilha, religue a energia e faça um teste pra ver se deu tudo certo.
10- Defina a posição que você quer que as lâmpadas tenham e prenda ganchos nesses lugares.
11- Passe as lâmpadas por esses ganchos e defina a melhor altura pra cada uma. Alturas diferentes dão um efeito melhor.
12 – Para garantir que os cabos não escorreguem nos ganchos, use um pingo de cola quente em cada.