Evento na Faculdade de Direito de Franca debateu cidades mais humanas e sustentáveis

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 17 de outubro de 2025 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Encontro aprovado pelo Circuito Urbano do ONU-Habitat destacou inovação social, cuidado com o território e participação cidadã

Franca recebeu o evento “Conexões Urbanas: soluções coletivas para as pessoas e a natureza”, realizado na Faculdade de Direito de Franca, com a participação de alunos e professores da instituição.

A programação integrou oficialmente o Circuito Urbano, iniciativa do ONU-Habitat que mobiliza cidades em todo o país em torno do debate sobre desenvolvimento urbano justo e sustentável.

Ao longo da manhã, os participantes foram convidados a refletir sobre três grandes eixos: ecossistemas de inovação a serviço das pessoas e da natureza, cidades que cuidam e soluções climáticas.

As mesas contaram com falas inspiradoras, trocas entre diferentes setores e momentos de diálogo aberto com o público.

Inovação, cuidado e participação em destaque

Na abertura, foi discutido como educação, inovação e empreendedorismo podem influenciar positivamente uma cidade e promover soluções para os desafios globais.

Iniciativas como o movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz, a Incubadora IMPERA e UNIFACEF, o case de cashback na gestão de resíduos da Wastebank foram apresentados como exemplos de iniciativas intersetoriais para gerar transformação concreta.

Outro momento marcante foi a roda de conversa “Cidades que cuidam”, com a apresentação da proposta do Laboratório de Políticas Públicas e Inovação Social sobre a importância da participação social, do olhar para a infância e de práticas que aproximem população, natureza e espaço urbano de forma mais sensível e colaborativa com cases apresentados pelo Estúdio +1 –  parceiro técnico da Urban95 e do CIRRCO – Centro de Integração, Recreação, Responsabilidade, Cultura e Oportunidades no Villagio Mundo Novo em Franca.

Conexão com o território

Encerrando a programação, participantes foram convidados para uma visita de campo ao CIRRCO, no Villagio Mundo Novo, e à iniciativa Daterra Tree_llion , vivenciando na prática como ações locais de escuta e mobilização ambiental podem fortalecer o senso de pertencimento e inspirar novas formas de cuidar da cidade.

Um passo importante para Franca no debate urbano nacional

A realização do Conexões Urbanas reforça o papel de Franca na agenda das Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e demonstra que inovação urbana também nasce do encontro entre pessoas, da escuta ativa e de iniciativas enraizadas no território.

O evento foi uma realização da MDI – Maxxi Desenvolvimento Imobiliário, CIRRCO, Fundação Educar e Faculdade de Direito de Franca, com apoio institucional do Circuito Urbano / ONU-Habitat.


+ Cidades