Estação de transição, Outuno começa domingo, com previsão de chuva abaixo da média

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 18 de março de 2022 às 10:02
  • Modificado em 18 de março de 2022 às 10:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A expectativa é que em maio tenha a primeira entrada de onda de frio forte de outono, aguardada para segunda quinzena do mês

O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2022, às 12h33min, e termina no dia 21 de junho às 06h14 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino. Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação.

Região Sudeste

A previsão indica que as chuvas deverão permanecer abaixo da média nos próximos três meses. Normalmente, existe uma redução das chuvas sobre esta região à medida que se aproxima do outono, dando início ao período seco.

A temperatura do ar deverá prevalecer próxima e ligeiramente acima da climatologia do período, porém não se descarta a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas em localidades de maior altitude, a partir do mês de maio.

De forma geral, a chuva será menor que o esperado nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais.

O frio ganha força em maio

A expectativa é que em maio tenha a primeira entrada de onda de frio forte de outono, aguardada para segunda quinzena deste mês.

Alguns resfriamentos leves podem acontecer nos estados do Sul até lá, mas não se espera no decorrer do mês de março e abril nenhum evento de frio extremo que possa realmente chamar atenção para geadas preocupantes.

Junho com excesso de umidade?

O mês de junho poderá surpreender com o excesso de umidade, se comparado aos padrões normais do mês. Normalmente este mês tende a ser mais seco nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país, com passagem de chuva nas frentes frias.

No entanto, para o mês de junho de 2022 aguarda-se por uma configuração de ventos sobre o país que force uma persistência de ar úmido acima do normal em São Paulo, Mato Grosso do Sul (centro-norte), Mato Grosso (sul), Rio de Janeiro, Minas Gerais (sul) e de Goiás, levando com estas áreas tenham mais chuva e períodos com bastante nebulosidade do que o normal.

Segundo o site Clima ao Vivo, que utilizou previsões do portal Climatempo, vale ressaltar que as médias precipitações para junho são baixas em todas as áreas. Os acumulados de 30 ou 40 mm, em uma semana, por exemplo, representa um volume de chuva acima da média nas regiões no interior do continente.


+ Tempo