Está aberta a temporada da gripe: confira dicas de como proteger seu filho!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de agosto de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todo ano é a mesma coisa: basta a chegada do inverno para as crianças começarem a espirrar, tossir e ter febre, coriza, congestão nasal e por aí vai…

No inverno e com a volta das férias escolares, casos de gripe se multiplicam entre as crianças – foto Arquivo

 

Todo ano é a mesma coisa: basta a chegada do inverno para as crianças começarem a espirrar, tossir e ter febre, coriza, congestão nasal, dores de cabeça e até abdominais, náusea, vômito e diarreia.

“Esses sintomas podem sinalizar que seu filho está com gripe, doença provocada pelo vírus Influenza que costuma ter o seu pico entre os meses de abril e setembro, já que as variações bruscas da temperatura, a umidade do ar mais baixa e o aumento da poluição fazem crescer sua concentração na atmosfera”, explica o pediatra e pneumologista pediátrico Gilberto Petty da Silva.

Ele destaca, ainda, que os ambientes fechados e com muitas pessoas favorecem sua transmissão e, consequentemente, contribuem para o maior número de casos da doença.

Prevenção da gripe é possível

De acordo com o médico, uma das medidas mais eficazes no combate à gripe é a vacinação, já que a imunização é capaz de oferecer proteção específica contra o Influenza.

“Vale, ainda, manter a casa e, especialmente, o quarto da criança sempre muito bem ventilados, deixando as janelas abertas durante um período do dia, para a remoção desses vírus.”

Por outro lado, nos dias muito frios é importante deixar o quarto na temperatura de conforto térmico com o uso de aquecedores.

“Nesse caso, coloque um prato com água ou uma toalha molhada no local para umedecer o ambiente, principalmente quando a umidade do ar estiver baixa”, orienta Petty.

Outro cuidado importante é evitar a exposição da criança à fumaça de cigarro e ensiná-la a lavar bem as mãos antes das refeições e de escovar os dentes e depois de usar o banheiro ou chegar da rua.

Para fortalecer o sistema imunológico, ofereça um cardápio que privilegie os alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, limão, caju, goiaba, brócolis e tomate.

Também ajuda fazer um passeio pela manhã, já que a exposição ao sol estimula a produção natural de vitamina D, importante para a imunidade do organismo.

Deixe que o pequeno brinque ao ar livre e se exercite, essas atividades trazem benefícios para a saúde.

É gripe?

Dores, febre, nariz entupido e outros sintomas mencionados no início podem indicar que seu filho está gripado.

“No caso de suspeita de influenza, busque atendimento médico o mais rápido possível para confirmação diagnóstica e avaliação quanto à necessidade de medicamentos antivirais, que apresentam eficácia razoável quando administrados nas primeiras 48 horas do início do quadro”.

“É importante consultar o médico precocemente em função do momento epidemiológico atual, a fim de afastar outros diagnósticos, particularmente de Covid-19, e vigiar possíveis complicações”, ressalta o pediatra.

Em relação ao tratamento, Petty explica que, entre as medidas gerais, para gripes recomendam-se repouso, aumento na ingestão de líquidos, além do uso das medicações sintomáticas, como antitérmicos, descongestionantes e analgésicos.

“Como se trata de uma infecção viral, contamos com remédios voltados para o alívio dos sintomas.”

*Informações MSN


+ Saúde