Dia Internacional da Criança Desaparecida; trauma de milhares de famílias pelo país

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 25 de maio de 2023 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Caso do garoto Wesley, de Franca, ganhou repercussão e levantou discussões sobre o tema na cidade

Caso do garoto Wesley, de Franca, ganhou repercussão e levantou discussões sobre o tema na cidade

Nesta quinta-feira é destacada uma data oficial no calendário mundial sobre um tema que movimenta pessoas de todo o mundo; hoje é Dia Internacional da Criança Desaparecida.

A data é um marco no enfrentamento à problemática do desaparecimento, e para dar visibilidade à questão, vários países, entre eles, Brasil, Austrália, Inglaterra, Dinamarca, Grécia, Romênia, África do Sul, Noruega e Irlanda.

Em todos eles, está sendo realizada a soltura de balões com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos. Os casos se espalham por todo o mundo.

Há legislações que buscam caminhos para minimizar a questão. Como a Lei da Busca Imediata (Lei Federal nº 11.259, de 30 de dezembro de 2005).

Esse trabalho articulado se propõe a aperfeiçoar o atendimento aos familiares no registro, busca e localização do desaparecido. Quando uma criança ou adolescente desaparece, a família e cidadãos devem comunicar o desaparecimento no número de emergência 190 ou na delegacia mais próxima.

As unidades responsáveis pelo acompanhamento das famílias são os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que tem como finalidade, por exemplo, acolher e realizar acompanhamento psicossocial junto à família.

Em Franca

Na cidade de Franca, tornou-se conhecido o caso do garoto Wesley, que está desaparecido desde agosto de 2020, quando saiu de casa para ir a um varejão próximo de sua casa, no Jardim Aeroporto I, e não foi mais visto. A família foi atrás de pistas em várias outras cidades, mas ainda não obteve êxito nas buscas.


+ Política