Crianças vegetarianas são tão bem-nutridas quanto as que consomem carne, sabia?

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 18 de junho de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar das pesquisas, cautela é recomendada ao adotar uma dieta sem carne para os pequenos

Descoberta sobre crianças vegetarianas foi uma surpresa para os pesquisadores

 

Boas notícias para as mamães vegetarianas: crianças criadas à base de uma dieta sem carne tendem a receber níveis semelhantes de nutrientes essenciais do que aquelas que consomem o alimento, de acordo com um novo estudo publicado na revista “Pediatrics”.

No entanto, os pesquisadores descobriram que as crianças vegetarianas têm um risco ligeiramente maior de estar abaixo do peso, destacando a necessidade de consideração e planejamento cuidadosos acerca de sua alimentação.

“Os padrões alimentares à base de plantas são reconhecidos como saudáveis devido ao aumento da ingestão de frutas, vegetais, fibras, grãos integrais e redução de gordura saturada”, disse o autor do estudo, Jonathon Maguire, em comunicado.

“No entanto, poucos estudos avaliaram o impacto das dietas vegetarianas no crescimento infantil e no estado nutricional”, completou. Entenda mais com informações do “IFL Science”.

Pesquisa: crianças vegetarianas são tão bem-nutridas quanto as que consomem carne

Pesquisadores analisaram dados de 8,9 mil crianças canadenses com idades entre seis meses e oito anos, coletados entre 2008 e 2019.

Esse período teve um aumento significativo na popularidade das dietas à base de plantas, devido à crescente conscientização sobre os problemas de saúde e ambientais associados ao consumo de carne.

Amostras de sangue revelaram que crianças vegetarianas tinham níveis semelhantes de vitamina D, ferro e colesterol àquelas cujas dietas incluíam carne. Tal descoberta foi uma surpresa para os pesquisadores.

Ao mesmo tempo, os dados mostraram que cerca de 6% das crianças vegetarianas foram classificadas como abaixo do peso, em comparação com apenas 3% das carnívoras.

Embora esse aumento do risco de desenvolver um baixo índice de massa corporal (IMC) seja preocupante, Jonathon insistiu que “as dietas vegetarianas parecem ser apropriadas para a maioria das crianças”.

No geral, o autor diz que “crianças que seguem dietas vegetarianas tiveram crescimento e medidas bioquímicas de nutrição semelhantes em comparação com crianças que consomem dietas não-vegetarianas”.

Curiosamente, estudos anteriores indicaram que as crianças que consomem uma dieta vegetariana tendem a ser mais altas do que as crianças que comem carne, mas os participantes herbívoros nesta análise foram ligeiramente mais baixos do que os onívoros aos três anos de idade.

A diferença de altura entre os dois grupos era pequena demais, entretanto, para ser considerada clinicamente significativa.

Ao interpretar esses achados, é importante notar que os autores do estudo não analisaram o conteúdo real da dieta de cada criança, tornando difícil tirar conclusões amplas sobre o valor nutricional dos padrões alimentares vegetarianos.

Com base nessas observações, os pesquisadores pedem aos pais e cuidadores que busquem orientação e educação de profissionais de saúde antes de decidir se devem ou não alimentar seus filhos com carne.

*Informações Isto É


+ Crianças