Novas “caras” na política, Cortêz, Daniel Bassi e Bruxellas acenam com renovação

  • Marcia Souza
  • Publicado em 20 de janeiro de 2023 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Candidatos nas eleições para deputado, eles mostraram disposição para debater novas ideias na política

Candidatos nas eleições para deputado, eles mostraram disposição para debater novas ideias na política

As eleições do ano passado para deputado federal e deputado estadual trouxeram o surgimento e a consolidação de jovens lideranças políticas em Franca.

Um dos exemplos é Guilherme Cortêz, que conseguiu se eleger deputado estadual e toma posse em março. Com menos de um quarto dos votos obtidos em Franca e votação pulverizada, bateu 45 mil votos defendendo causas consolidadas da esquerda, como a defesa dos LGBTs. Pode se lançar ou indicar alguém para concorrer no próximo pleito à Prefeitura de Franca.

Outro nome que ganhou mais notoriedade é o de Daniel Bassi. Nas eleições municipais, foi o quarto mais bem votado de Franca, com 2600 votos. Dois anos depois, em 2022, para deputado estadual, chegou a quase dez mil votos e, mesmo não sendo eleito, saiu em evidência do processo eleitoral.

Ao contrário de Cortêz, Daniel Bassi tem uma característica mais de direita. Tanto que declarou apoio à candidatura de Tarcísio Freitas ao governo do Estado de São Paulo no segundo turno.

Bassi também pode se lançar à próxima eleição para a Prefeitura Municipal como candidato à sucessão ou compor algum grupo que almeje a sucessão do atual prefeito de Franca, como o liderado por Flávia Lancha.

Bruxellas não obteve o resultado esperado, também, mas para deputado federal bateu na casa dos 17 mil votos, aquém das expectativas, uma vez que vinha de uma eleição para prefeito na qual foi bem votado.

Também com viés de esquerda, Bruxellas não conseguiu atrelar sua campanha com força à de Lula. Mas, apesar do resultado, se consolidou como liderança jovem petista para as eleições municipais, daqui a menos de dois anos.


+ Política