Conheça seis métodos científicos comprovados para melhorar e muito a sua memória

  • Robson Leite
  • Publicado em 3 de março de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Está cansado de esquecer das coisas que faz, lê e estuda? Existem alguns métodos cientificamente comprovados para melhorar sua memória

Você tem sentido que sua memória está cada vez pior? Precisa se lembrar de coisas que acaba esquecendo a todo momento, ou até mesmo existem situações onde você acaba de fazer algo e na mesma hora já esqueceu o que acabou de fazer?

Existem muitos fatores que podem prejudicar sua memória, como o estresse e ansiedade, depressão, a privação do sono, medicamentos e o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Independente do que pode estar causando sua perda de memória, a boa notícia é que existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar sua memória.

Confira alguns métodos cientificamente comprovados que podem te ajudar a manter uma memória afiada, que poderá te ajudar no trabalho, na faculdade ou em qualquer outra situação do seu cotidiano.

Fale em voz alta

Quando você lê e simultaneamente fala o texto em voz alta, essa ação ajuda a gravar as palavras na sua memória de longo prazo.

Uma importante pesquisa identificou que este método é mais eficiente para reter informações do que simplesmente ler em silêncio ou ouvir alguém ler. O processo de falar e ouvir simultaneamente fortalece a memorização.

Anote a mão o que precisa lembrar

Embora digitar possa ser rápido, estudos mostram que escrever suas anotações à mão facilita o aprendizado e a memorização.

Isso ocorre porque, ao escrever à mão, muitas vezes você reformula as informações com suas próprias palavras, o que melhora a compreensão e a retenção do conteúdo.

Prática distribuída

A prática distribuída, ou repetição espaçada, já se provou como uma excelente tática em diversos estudos. Ela sugere que você deve espaçar as sessões de estudo ao invés de fazer maratonas de estudo.

Estudar um material e só revisá-lo após algumas horas ou até mesmo um dia depois cria uma memória mais resistente ao esquecimento.

Varie durante a repetição

Repetir a mesma tarefa de maneira idêntica não é o caminho mais eficiente para memorizar as informações. Pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins nos EUA descobriram que fazer pequenas alterações durante as sessões de prática ajuda a aprender mais rápido.

Esse fenômeno, conhecido como reconsolidação, permite que memórias já formadas sejam atualizadas com novas informações.

Por exemplo, se estiver preparando uma apresentação:

Memorize o discurso.

Aguarde seis horas para consolidar a memória.

Repita a prática, alterando o ritmo da fala.

Divida a apresentação em partes e domine cada uma antes de juntá-las.

Exercite-se regularmente

Um estudo da Universidade da Colúmbia Britânica no Canadá descobriu que exercícios aeróbicos, como correr ou nadar, podem aumentar o tamanho do hipocampo, a área cerebral relacionada à aprendizagem e memória verbal.

Além disso, o exercício aeróbico promove o aumento do BDNF, uma proteína essencial para a saúde das células cerebrais.

Intercalação

A técnica de intercalação, que consiste em misturar diferentes temas ou tipos de prática durante o estudo, pode facilitar o aprendizado. Ao invés de se concentrar em um único tópico por vez, experimente entrelaçar diferentes assuntos.

Isso melhora a capacidade do cérebro de distinguir entre conceitos ou habilidades, promovendo um entendimento mais aprofundado.

Por exemplo, ao estudar história mundial, em vez de focar integralmente em um país por vez, intercale elementos da história de diferentes nações com base em temas comuns.

Segundo o portal Meu Valor Digital, diversos estudo tem indicado que essa abordagem é mais efetiva do que praticar os temas isoladamente, mesmo dedicando menos tempo a cada um durante a intercalação.


+ Saúde