Compras de Natal sem estresse? Não caia em golpe virtual e da troca de cartão!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de dezembro de 2022 às 08:30
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Nesta época do ano também são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções falsas por e-mails, SMS e WhatsApp

Nessa época de correria, é preciso redobrar os cuidados com compras feitas pelo cartão de crédito – foto Febraban Tech

 

Faltam 6 dias para o Natal. E a retomada das vendas físicas no varejo neste Natal está na intenção de 82% dos consumidores.

Lojas de departamento e shoppings centers são os principais locais de quem pretende realizar compras nos canais off-line, de acordo com a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil.

Redobrar os cuidados com o cartão nas compras em locais de grande aglomeração está entre as principais precauções que o cliente deve tomar para evitar contratempos em suas compras de fim de ano.

O alerta é feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diante da ação de grupos especializados em aplicar golpes no comércio de rua, que se aproveitam da pressa dos consumidores em finalizar a lista de presentes para roubar cartões e dados pessoais.

Para compras em lojas físicas, shoppings e comércios do bairro, siga as orientações da entidade:

– Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa;
– Sempre confira o valor da compra na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança;
– Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu.

Para as compras de Natal on-line, a atenção precisa ser ainda maior, já que nesta época do ano também são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções falsas enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp.

“Os artifícios são inúmeros, como mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, ou o cartão ultrapassou o limite ou ainda a necessidade da atualização de token”.

“Com informações pessoais dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

No mundo virtual, as dicas de segurança são:

– Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, pedindo que o pagamento seja feito naquele momento para que o cliente não perca o produto;
– Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos;
– Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br;
– Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet;
– Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência;
– Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída;

“Pare, pense e sempre desconfie. Os bancos nunca ligam para o cliente pedindo para que ele instale algum tipo de aplicativo em seu celular”.

“Também nunca pedem senha nem o número do cartão ou ainda para que o usuário faça uma transferência ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar um problema na conta. Tampouco informam ao cliente que um portador irá em sua casa para retirar o seu cartão”, acrescenta Volpini.

*Informações Valor Investe


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