Trabalha pelo PC? Veja 5 dicas para não se distrair e ser mais produtivo!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de abril de 2024 às 12:00
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Não é raro que pessoas que trabalhem com PCs acabem se distraindo com redes sociais ou mesmo com os próprios recursos do aparelho

No trabalho, é normal acabar se distraindo com redes sociais ou recursos do PC – foto Freepik

 

Não é raro que pessoas que trabalhem com PCs acabem se distraindo com redes sociais ou mesmo com os próprios recursos do aparelho.

Por isso, adotar algumas medidas minimalistas ao navegar na web pode aumentar a concentração nas tarefas e a produtividade no trabalho.

Hábitos como organizar arquivos, aplicativos e programas rotineiramente, por exemplo, tendem a diminuir a sobrecarga de informações e facilitam a busca por itens desejados, economizando tempo e energia.

A seguir, confira cinco práticas do minimalismo digital que evitam o estresse e a desorganização.

O que é minimalismo digital?

O minimalismo, filosofia que valoriza a simplicidade, o propósito e eliminação de excessos, também pode ser aplicada à vida digital, contribuindo para a produtividade e a saúde mental dos usuários.

Nessa perspectiva, a qualidade é mais importante do que a quantidade, levando a experiências mais significativas e duradouras.

Uma das formas de aplicar esses princípios na rotina digital é concentrar-se no que é essencial, eliminando o supérfluo para focar no que realmente importa.

Para evitar a dispersão, pode ser útil fechar janelas e abas que não estão sendo utilizadas no navegador ou se desfazer de apps e programas que não interessam mais.

Excluir softwares e arquivos desnecessários e evitar a poluição visual no PC ou na tela inicial do celular também ajudam a manter a praticidade no dia a dia.

Medidas mais conscientes sobre como gastar tempo, energia e recursos também valem para a vida conectada e permitem priorizar o que é mais importante.

Dicas para ser mais produtivo no PC

– Mantenha seus arquivos organizados
– Não deixe arquivos soltos na Área de Trabalho
– Evite acumular programas e apps desnecessários
– Feche abas e arquivos que não estiver utilizando
– Utilize poucas ferramentas para gestão de tarefas

1. Mantenha seus arquivos organizados

Manter arquivos digitais desorganizados é um hábito que pode prejudicar os usuários. Deixar itens dispersos pelo computador ou em pastas aleatórias dificulta a localização de documentos relevantes.

A desorganização pode até levar a perda de materiais importantes, além de sobrecarregar o armazenamento dos dispositivos.

A situação fica pior quando os arquivos não são devidamente nomeados, sendo obrigatório a abrir um por um até encontrar o documento desejado.

2. Não deixe arquivos soltos na Área de Trabalho

Deixar os arquivos espalhados no desktop ou em diretórios de salvamento padrão pode gerar um visual “poluído”, tomar toda a tela e sobrecarregar dispositivos, prejudicando o desempenho tanto dos softwares quanto do próprio usuário.

A bagunça também pode prejudicar a concentração e o foco, comprometendo a produtividade.

Para evitar problemas como esse, é recomendável criar pastas temáticas e hierarquizadas, que ajudem a manter os arquivos organizados e acessíveis, evitando estresse e perda de tempo.

3. Evite acumular programas e apps desnecessários

Não se desfazer de aplicativos antigos ou softwares pouco utilizados pode parecer um mero detalhe no cotidiano digital, mas ao longo do tempo essa prática pode acarretar prejuízos desnecessários para a eficiência e a velocidade dos dispositivos.

Os programas ocupam espaço na memória e, mesmo quando não estão em uso, podem continuar consumindo recursos de processamento, o que resulta em lentidão no sistema.

Esse mau hábito muitas vezes passa despercebido, já que os aplicativos vão se acumulando na pasta de downloads após serem utilizados poucas vezes.

4. Feche abas e arquivos que não estiver utilizando

Estudar e trabalhar ou se perder nos links na hora de consumir entretenimento online pode acabar acumulando janelas no seu navegador.

O excesso de informação, embora faça parte da rotina digital, é um fator que causa estresse e compromete tarefas e atividades online.

Além disso, o mau hábito também contribui para a sobrecarrega da memória do dispositivo e prejudica a eficiência do sistema.

5. Utilize poucas ferramentas para gestão de tarefas

Outra prática que pode deixar o trabalho e a vida digital mais organizados é utilizar poucas plataformas para gestão de tarefas.

Embora adotar muitos sistemas de controle e sistematização de pendências possa parecer sinônimo de produtividade e ordem, na prática, ter muitos focos pode deixar o usuário confuso.

Há o risco de perder prazos, esquecer pendências e não localizar informações importantes com a agilidade necessária.

Optar por uma plataforma que reúna a maioria das ferramentas desejadas e seja capaz de centralizar o conteúdo do dia a dia tende a ser mais eficaz.

Softwares como o Trello e o Click Up, por exemplo, permitem atribuir tarefas, acompanhar o andamento de projetos, fazer anúncios para toda a equipe e enviar mensagens privadas.

Além disso, essas plataformas estão disponíveis tanto no computador e pelo aplicativo para aparelhos Android e iPhone (iOS).

*Informações TechTudo


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