Com câncer, Pelé não responde à quimioterapia e recebe cuidados paliativos

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 4 de dezembro de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No início de 2022, foram diagnosticadas metástases em seu intestino, pulmão e fígado. Pelé está internado desde o dia 29 de novembro

Pelé está internado desde o dia 29 de novembro – foto Agência Brasil

 

Há poucos dias, Pelé, 82 anos, foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Na última sexta-feira (02), foi informado que foi diagnosticada uma infecção respiratória, enquanto o tratamento de quimioterapia contra um câncer em seu intestino era avaliado.

No último sábado (03), a Folha de S. Paulo divulgou que o atleta, internado desde a última terça-feira (29), não responde mais ao tratamento quimioterápico que fazia desde setembro de 2021.

Na época, ele passou por operação de um câncer de intestino. No início de 2022, foram diagnosticadas metástases em seu intestino, pulmão e fígado.

A metástase acontece quando o câncer se espalha pelo organismo; as células cancerosas se soltam do tumor original, vão para novas partes do corpo e formam novos tumores.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Pelé está em cuidados paliativos exclusivos. Ou seja, a quimioterapia foi suspensa e o atleta agora recebe medidas de conforto, para aliviar a falta de ar e dores, sem que sejam feitos tratamentos invasivos.

De acordo com a ESPN, Pelé chegou ao hospital na última terça-feira com quadro de anasarca, que é inchaço generalizado, síndrome edemigêmica (edema generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada.


+ Um Toque a +