Degustações em Franca

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 20 de março de 2017 às 09:08
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esta semana participei de duas degustações de vinho em Franca. Na verdade foram dois jantares harmonizados onde o sommelier Daniel Místico, da Casa Valduga e Importadora Domno, apresentou e degustou com os clientes vários rótulos.

Gostei muito do resultado, pois uma das degustações foi só com vinhos brancos. Isto mesmo, pelo nosso clima, o consumo de brancos e espumantes deveria ser muito maior, o que não acontece. Mas depois desta degustação, percebi que as “coisas estão mudando” , e fiquei muito feliz por isto.Temos muitos vinhos brancos de ótima qualidade e que podem ser harmonizados com perfeição com vários pratos.

Foram os amigos do restaurante Azul, onde aconteceu o evento, que pediram para que fossem servidos e degustados só brancos.

Achei muito boa ideia devido ao calor que estava fazendo, mas um pouco arriscado, já que existe algum preconceito com este tipo de vinho. Depois desta noite, já sei que “existia”, pois os clientes adoraram, e eu também.

Os pratos estavam perfeitos, o que sempre acontece, pois a chef Lelê, é muito competente e sempre impecável com o que faz. O serviço também foi de primeira, comandado pelo querido Odair. Tudo se encaixou perfeitamente, incluindo o lugar que é muito aconchegante e muito agradável.

O jantar teve como primeiro vinho o Espumante Casa Valduga 130 e depois seguido por um refrescante Vinho Verde português, um Chardonnay Gran Reserva , que amadurece em tonéis de carvalho romeno, e finalizando com o Espumante Moscatel Reserva.

Os pratos? Segue abaixo o convite:

O outro evento foi no restaurante Taiko Asian Food. Onde o comando fica por conta dos amigos Cidália e Mauricio. Não acho palavras para descrever o que é a comida deste lugar… Talvez simplesmente “O Máximo”. E pode perguntar para quem conhece, que vão confirmar.

Este foi um jantar harmonizado com cinco vinhos, onde os presentes puderam degustar o Espumante Arte Demi sec produzido pelo processo Champenoise, um branco suave produzido com uvas viníferas, um branco seco, um tinto leve argentino e fechando com o Espumante Moscatel Reserva.

A comida estava como sempre, uma delícia. Variando entre pratos japoneses, tailandeses, peruano e uma sobremesa brasileira. O que permitia fazer harmonização com os vinhos, entendendo qual o melhor para cada prato. Os clientes tiveram a oportunidade de degustar ceviche , guioza, sashimi com molho de ostras, shimeji, espetinho tailandês de frango e de camarão, um combinado e finalizando com deliciosos brigadeiros gourmet.

Eventos como estes são para serem divertidos, não aulas chatas de vinho. E foram assim mesmo, muita conversa onde novos clientes puderam conhecer um pouco da culinária de cada restaurante , e os que já conheciam aproveitaram novos pratos. E claro, conheceram e degustaram vários vinhos.

E você, já foi em algum evento de vinho? Se não, deixo a dica, quando feito por pessoas sérias, é um bom lugar para se divertir e conhecer novos sabores.

Para os dias quentes que temos, que acha degustar mais vinhos brancos e espumantes?


+ Gastronomia