Pectina: você sabe o que é e para que serve a fibra presente em muitas frutas?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de setembro de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você já ouviu falar na pectina? O nome pode não soar muito familiar, mas se você gosta de geleias, compotas e cremes, saiba que está diretamente em contato com ela

pectina maçãs

A pectina pode ser encontrada em frutas e até mesmo legumes, sabia? Foto Freepik

 

Você já ouviu falar na pectina? O nome pode não soar muito familiar, mas se você gosta de geleias, compotas e cremes, saiba que está diretamente em contato com ela.

Ela nada mais é do que um tipo de fibra solúvel encontrada nas cascas de frutos e alguns vegetais.

Com isso, é usada na produção de alimentos, além de trazer muitos benefícios para o seu organismo. Quer saber mais sobre a pectina e como inseri-la na sua alimentação? É só continuar lendo!

Pectina é muito usada na produção de compotas

Na indústria alimentícia, a pectina é muito utilizada na produção de alimentos que deixam os nossos cafés da manhã, lanches e sobremesas muito mais deliciosos.

Isso porque ela tem a capacidade de formar um gel viscoso quando misturada com água e algum ácido, próprio para espessar compotas, geleias e cremes.

Um bom ponto positivo é que esse tipo de produção consegue preservar bem os nutrientes da pectina. Portanto, é um excelente método para você aproveitar os seus benefícios e integrá-la na sua rotina.

Frutas maduras fornecem a quantidade ideal de pectina para a sua alimentação

É bem verdade que a maioria das frutas possui pectina, principalmente em suas cascas, mas nem todas contam com a quantidade necessária para formar o gel.

As frutas mais indicadas para isso são a maçã, laranja, limão, toranja e alguns vegetais, como cenoura, beterraba, nabo, rabanete e outros.

Ah, e para que você possa aproveitar bem a pectina existe um ponto especial onde a sua concentração é maior: quando a fruta está perfeitamente madura.

Com toda a sua variedade, é possível adotar uma dieta rica em pectina e outros nutrientes, mas com baixa caloria.

Sabia que dá para obter a pectina em casa?

Como nós citamos, a pectina está concentrada nas cascas das frutas. Por isso, para prepará-la em casa, você deve separar frutas ou vegetais em que ela está presente em grandes quantidades e cortar esses alimentos em pedaços – não dispense a casca nem o talo e as sementes.

Em seguida, coloque-os em uma panela com água e leve ao fogo. Eles devem ser cozidos até que fiquem bem macios e, então, coados em uma peneira ou pano.

Você vai perceber que a fruta ou o vegetal vai gerar um líquido transparente, que é a pectina! Agora é só separá-la para usar nas suas geleias e compotas.

Pectina auxilia no bom funcionamento digestivo e na redução do colesterol

A pectina traz uma série de benefícios para o nosso organismo, entre eles o bom funcionamento do sistema digestivo.

Por ser uma fibra e conter ação probiótica, ela tem um papel importante na prevenção de problemas digestivos.

Outro benefício dessa fibra está relacionado ao controle dos níveis de açúcar no sangue e à diminuição do colesterol.

Além disso, ela proporciona uma sensação de saciedade, facilita o trânsito intestinal e estimula as bactérias benéficas que vivem no intestino.

*Informações Conquiste sua Vida


+ Gastronomia