Quer ficar ainda mais saudável? Então inclua mais ovos em seu cardápio do dia a dia

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ovo é um alimento gostoso e muito saudável para as pessoas

ovo

Popular e prático, o ovo é consumido por grande parte da população, seja ele frito, cozido, sozinho ou acompanhado.

E sorte dos que dele se alimentam, já que com mais de 50 nutrientes, o ovo fornece proteínas, aminoácidos, lipídios, minerais, além de boa parte das vitaminas de que o nosso corpo necessita.

Entre seus inúmeros benefícios, ajuda a diminuir a incidência de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão arterial, além de proteger a saúde dos olhos.

Também reforça o sistema imunológico e, de quebra, fortalece músculos e combate o envelhecimento precoce.

Outro destaque para o consumo deste alimento é o auxílio no ganho de massa muscular.

“O ovo é rico em proteínas, essencial para o desenvolvimento muscular. Além de um coquetel formado por ácido aspártico, ácido glutâmico e leucina, aminoácidos, que estimulam a produção de massa muscular; e fósforo, lisina e sódio, que mantêm a saúde dos músculos”, destaca a nutricionista clínica, esportiva e ortomolecular Milena Cornacini.

Imunidade: vitamina D

Somando mais um ponto, o seu consumo regular faz com que estimule um melhor desempenho de exercícios físicos, já que o ovo é fonte de energia, rico em lipídios, arginina e leucina.

Contribui também para aumentar a imunidade, pois contém vitaminas, em especial a D, minerais como selênio e zinco, e ácido aspártico e ácido glutâmico.

De acordo com a especialista, o ovo também previne o envelhecimento precoce e auxilia na cicatrização graças à luteína, magnésio, selênio, serina, vitaminas A e E, que têm ação antioxidante, protegendo as células sadias do organismo da ação dos radicais livres. Além disso, é rico em arginina, acaba protegendo o fígado.

Para todas as idades

Na gestação e durante a infância, seu consumo é importante na formação óssea devido ao cálcio.

Ao lado do magnésio, o cálcio também ajuda a reduzir riscos de pré-eclâmpsia. A vitamina D atua na prevenção da diabetes gestacional.

O ferro e as vitaminas B6 e B12 influenciam no desenvolvimento do feto e no crescimento infantil. Na vida adulta, seus benefícios permanecem

“O cálcio presente nos ovos continua fazendo a diferença, pois previne osteoporose e fraturas. Fósforo, lisina e vitamina D contribuem para a saúde de ossos e dentes”, contou a profissional.

O cálcio presente no “pequeno gigante” ainda trata dos sintomas da TPM, graças a sua junção com o magnésio, que diminui a contração muscular do útero, aliviando cólicas e dores nas costas e de cabeça.

E, para a saúde dos olhos, os ovos protegem contra a oxidação de lipoproteínas e estão envolvidos na acuidade visual, reduzindo riscos de doenças oftalmológicas, como degeneração macular e catarata.


+ Gastronomia