Cirlene de Pádua lança livro sobre Zé Moreno, ambientalista de Pedregulho

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de setembro de 2019 às 17:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lançamento acontece nesta sexta-feira, 13, às 19h30, na Casa da Cultura de Pedregulho

A noite desta sexta-feira, 13 de setembro, será especial para o vizinho município de Pedregulho. É que acontece a partir das 19h30, o lançamento do livro “Tudo pela Natureza”, da escritora Cirlene de Pádua.

Trata-se de uma biografia sobre Zé Moreno, ambientalista pioneiro em Pedregulho e que sempre foi voltado para as causas sociais.

Nascido em berço espírita, distribuía cestas de alimentos aos mais necessitados, comprava medicamentos para os que o procuravam, quando não havia na rede pública, sem se esquecer da palavra amiga, do consolo, dos conselhos e da evangelização, ensinando através de exemplos. Em sua chácara, plantava mudas de árvores nativas para serem distribuídas e plantadas, preocupando-se com a sustentabilidade. Idealizador do Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, ao lado de ambientalistas incansáveis, entre eles: Paulo Oswaldo Becker, Antônio de Pádua (Padinha), e Wagner Diocleciano Ribeiro, teve a felicidade de ver a reserva ecológica se tornar real em 1989, com o empenho do ex-governador pedregulhense Orestes Quércia. É ponto turístico muito visitado, orgulho para a cidade.

Atualmente com 88 anos, o contador aposentado, fundador do Escritório Novo Horizonte, é admirado por todos pelo seu intenso amor pela família, ao próximo e à natureza. “É um patrimônio para a cidade pela honestidade, sabedoria e serenidade”, observa Cirlene.

Zé Moreno também foi vereador e um dos fundadores do Partido Verde, em Pedregulho. Recebeu vários títulos na região como ambientalista, participando de vários movimentos, fazendo palestras em escolas. Foi personagem de várias reportagens, vídeos, jornais. “O livro sobre a proteção ao meio ambiente sempre foi um sonho dele. Pediu-me várias vezes para ajudá-lo na escrita. Como está com a saúde debilitada, resolvemos homenageá-lo. Colhemos depoimentos dos familiares, ex- funcionários do escritório e ambientalistas. Está emocionante”, revela Cirlene, que com a ajuda financeira da família de Zé Moreno, escreveu sua biografia com muito amor e dedicação, pois essa amizade já dura meio século.

E toda essa trajetória poderá ser conhecida através do livro “Tudo pela Natureza”, que traz um formato de entrevista Pinga-Fogo. A obra conta ainda com ilustrações lindas e, na capa, tela de Antônia Ravagnani.  “Em síntese, é homenagem  a uma  pessoa incrível”, reforça Cirlene.

Nesta noite de lançamento do livro, além da sessão de autógrafos, haverá apresentação do Coral “Sol Maior”.


+ Cultura