Audiência pública é realizada pela Câmara para discutir as emendas ao orçamento

  • Marcia Souza
  • Publicado em 2 de setembro de 2022 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereadores seguem trabalhando em projeto que determinará investimentos no próximo ano

Vereadores seguem trabalhando em projeto que determinará investimentos no próximo ano

Os parlamentares francanos seguem com as discussões sobre a elaboração de emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano que vem.

Nesta sexta-feira, foi realizada, na Câmara de Franca, audiência pública com o propósito de interagir com a população.

E evento tem a coordenação da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara e contou com transmissão ao vivo pelo Youtube da Câmara.

A audiência, aberta para a participação popular, teve transmissão ao vivo também pela TV Câmara, canal 6.3, e pela página Câmara de Franca, no site Facebook, acessível em:

https://www.facebook.com/camaradefranca

Discussão relevante

A discussão das emendas ao orçamento é um dos momentos mais importantes de debate no Legislativo, e fator determinante para a definição do Orçamento do ano que vem.

Isso porque é o momento que o vereador pode mexer, inclusive por indicação da população, no orçamento e destinar emendas para onde achar mais conveniente. Isso ocorre da seguinte forma:

Emendas Impositivas – são aquelas onde há reserva dos recursos do Orçamento do Município e que podem ser destinadas às entidades ou obras, sendo o Poder Executivo, teoricamente, obrigado a efetuar os repasses conforme aprovado pelo Poder Legislativo.

Emendas Propositivas – são aquelas para as quais não há reserva de recursos específicos no Orçamento e, portanto, dependem da anulação de verbas de outras áreas. Ou seja, o prefeito faz se quiser.

Na prática, porém, essa liberdade dos vereadores é medida e acompanhada de perto pelo Poder Executivo.

Tanto que, na semana passada, houve uma reunião entre o prefeito e os vereadores para fechar um “acordo”, no qual as impositivas do ano que vem serão destinadas para a construção de um novo NGA.

A contrapartida do prefeito para a concordância da Câmara é ele compartilhar a autoria da construção na unidade com a Câmara Municipal.

Cronograma

De acordo com o cronograma apresentado no Plenário da Casa de Leis, as propostas foram entregues pela Prefeitura à Câmara Municipal de Franca em julho.

As cópias foram distribuídas aos vereadores e à Comissão de Finanças para avaliação do Legislativo.


+ Política