Câmara de Franca aprova projeto que proíbe rodeios, touradas e farras do boi

  • Robson Leite
  • Publicado em 6 de agosto de 2025 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O projeto não se aplica a eventos e manifestações culturais como leilões, exposições de animais, cavalgadas, cavalhadas e hipismo

Em regime de urgência, os vereadores da Câmara Municipal de Franca aprovaram nesta terça-feira, 05, o Projeto de Lei Ordinária nº 120/2025, de autoria da vereadora Lindsay Cardoso (PP), que proíbe a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi e eventos similares no município.

A proposta foi apresentada com o objetivo de proteger os animais de práticas que, segundo a vereadora, causam sofrimento e estresse.

“Apesar das alegações de que rodeios movimentam a economia local e de que os animais recebem tratamento e assistência veterinária, não se pode esconder o fato de que a montaria causa sofrimento aos animais”, justificou Lindsay.

A vereadora também destacou que, durante essas competições, os animais são expostos a barulho excessivo, medo, quedas e risco de lesões ou fraturas. Além disso, sofrem com a privação de sono, já que os eventos muitas vezes se estendem até a madrugada, contrariando o ritmo natural dos animais.

Palavra da vereadora

“Nenhum evento de entretenimento deveria ser no sofrimento e maus-tratos a animais. Portanto, a proibição é a única alternativa viável para proteger esses animais da dor e sofrimento”, afirmou.

O projeto, no entanto, não se aplica a eventos tradicionais de manifestações culturais como leilões, exposições de animais, cavalgadas, cavalhadas, hipismo e atividades correlatas, desde que não exponham os animais a dor ou sofrimento.

Votaram contra o projeto os vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Donizete da Farmácia (MDB), Kaká (REP) e Zezinho Cabeleireiro (PSD).


+ Animais