Bolsonaro assina medida que libera saque do FGTS para trabalhadoras pagarem creche

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 5 de maio de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Valores, limites e tempo de uso dessa nova modalidade de saque do FGTS precisará ser regulamentados pelo Conselho Curador do fundo

Bolsonaro assina medida que permite o saque do FGTS para pagamento de creche (foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que permite a mães trabalhadoras sacarem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de creche para os filhos.

A medida foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (05).

De acordo com notícia do G1, a  proposta valerá para mães que cuidam de crianças de até cinco anos. Podem ser filhos, enteados ou criança sob guarda judicial.

O governo ainda não definiu quando o saque poderá começar a ser feito nem a quantia que poderá ser sacada por mãe. Essas regras ainda não ser estipuladas em um texto posterior.

Outra medida anunciada pelo governo, voltada para mulheres, é o uso de parte do FGTS para pagamento de cursos de qualificação profissional. A notícia é da revista IstoÉ Dinheiro.

A secretária-adjunta da Secretaria de Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, Tatiana Severino de Vasconcelos, afirmou que o tempo de uso e os valores que serão liberados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para bancar as creches e os cursos de qualificação para mulheres ainda dependem de ato do conselho curador do fundo.

“No caso das creches, esse é um dos grandes gargalos para a empregabilidade das mulheres”, disse.


+ Política