Boa notícia: Hospital Público de Franca será entregue ao Estado em 20 de novembro

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de outubro de 2025 às 15:00
  • Modificado em 30 de outubro de 2025 às 15:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bassi afirma que entrega perto do aniversário de Franca será um grande presente para a população de toda a retião

O presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi, confirmou que as obras do Hospital Público Estadual de Franca serão entregues ao Governo do Estado de São Paulo no dia 20 de novembro.

A construtora MPD Engenharia, responsável pela execução do projeto, conclui nesta data a entrega oficial da unidade. “Pertinho do aniversário de Franca, será um verdadeiro presente que nossa cidade e população merecem”, disse Bassi.

Segundo o vereador, após o recebimento da obra, o Estado dará sequência aos trâmites administrativos para que uma Organização Social (OS) assuma a gestão do hospital.

“É mais uma fase importante de um processo longo, que estamos acompanhando há muitos anos e que parecia um sonho, hoje se tornando realidade. É a maior obra da história de Franca e será fundamental para melhorar o atendimento de pacientes de toda a região”, destacou o parlamentar.

Visita às obras

Na última semana, o presidente da Câmara visitou as instalações do hospital ao lado do diretor regional de saúde, Dr. Ricardo Bessa.

Segundo Bassi, o projeto final contará com 221 leitos, não mais 225, após adaptações que ampliaram o setor de psiquiatria infantil e incluíram uma área de recreação para crianças.

“O hospital está lindo e dá uma alegria muito grande ver essa estrutura. A inauguração deve acontecer em poucos dias ou meses, com equipamentos de primeira linha”, afirmou Bassi.

Mobilização regional

O vereador também relembrou a mobilização que impulsionou o projeto. Em 2021, o Parlamento Regional Urbano promoveu um encontro na Câmara de Franca, que reuniu médicos, prefeitos, vereadores, profissionais de saúde e lideranças regionais.

“Elaboramos o projeto técnico, fizemos o movimento político e apresentamos a proposta para 22 câmaras municipais, 12 prefeitos e o deputado federal Arnaldo Jardim”, lembrou Bassi.

Para o presidente, o resultado é fruto da união de esforços entre várias esferas públicas. “Durante anos, o hospital foi tratado como bandeira política e muitos duvidavam que sairia do papel. Trabalhamos junto ao Estado, mês após mês, e hoje Franca deixa de ser a única regional de saúde sem um hospital público”, ressaltou.

Estrutura e funcionamento

Com sete pavimentos e 21 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 32 mil metros quadrados, o Hospital Público Estadual de Franca será uma das maiores unidades hospitalares da região.

O complexo contará com leitos distribuídos entre Clínicas Médica e Cirúrgica, Hospital Dia, Psiquiatria, UTI Pediátrica e UTI Adulto. O investimento total, entre obras e equipamentos, é de aproximadamente R$ 300 milhões.

“Serão quase 800 mil pessoas atendidas em Franca e em outras 22 cidades da região. É motivo de muita alegria e orgulho, uma sensação de dever cumprido quando esse hospital abrir as portas. Isso só nos motiva ainda mais a continuar trabalhando pela nossa população”, finalizou Daniel Bassi.

Novos investimentos

Durante a 43ª Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (29), a Câmara Municipal aprovou a abertura de créditos adicionais no valor de R$ 1,8 milhão destinados a diversas áreas do município.

Parte desses recursos será utilizada na desapropriação de uma área próxima ao hospital, que permitirá a execução de obras de drenagem e instalação de galerias pluviais no entorno da unidade.

Outras medidas aprovadas pelo Legislativo também contribuíram para a implantação do hospital, como a autorização para uso da área na Avenida São Vicente e a aprovação do Plano Diretor que regulamentou as Áreas Especiais de Proteção do Espaço Aéreo (AEPEA), garantindo o funcionamento do heliponto da nova unidade.


+ Cotidiano