Atrasos nos repasses da Prefeitura e greve param eletivas na Santa Casa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de maio de 2018 às 06:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeitura não faz o repasse de verbas à instituição desde março; urgência também pode parar

A Santa Casa anunciou, nesta segunda-feira, que está suspensa a realização de cirurgias eletivas pela instituição aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS – de Franca e região.

A medida vai afetar a centenas de pessoas, uma vez que são realizados mais de 250 procedimentos do gênero pela Santa Casa. A justificativa da administração é o desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros.

“A Santa Casa informa que, frente à greve dos caminhoneiros, está trabalhando da melhor forma, mantendo os atendimentos de urgência e emergência para a população. Os procedimentos eletivos ficarão temporariamente suspensos, até que o abastecimento se normalize”, disse nota oficial da entidade.

Mas, na realidade, além da greve, a Santa Casa enfrenta o problema da falta de repasses pela Prefeitura de Franca desde março. São, desde então, três pagamentos de R$ 1,25 milhão que deixaram de ser contabilizados. 

Tão grave quando o desabastecimento causado pela greve, a falta de pagamentos pela Prefeitura tem colocado a Santa Casa em situação difícil diante dos fornecedores. Na semana passada, foi cogitado até parar os atendimentos de urgência.

O prefeito Gilson de Souza (DEM) gosta de dizer que é o prefeito que mais tem repassado recursos para a Santa Casa de Franca. Ocorre que, represando os pagamento, ele complica a situação financeira da instituição. O último pagamento foi em fevereiro.

A Santa Casa se manifestou. “Em virtude deste cenário, a situação financeira da Santa Casa encontra-se precária, com atrasos junto aos fornecedores, sendo que a ausência dos pagamentos, afetará diretamente nos atendimentos da população usuária do SUS, que ficará desassistida”, disse ofício assinado pelo presidente, José Chimionato.

O ofício foi endereçado ao prefeito Gilson de Souza; ao DRS; ao promotor de Justiça, Eduardo Tostes; ao presidente da Câmara, Donizete da Farmácia; ao secretário de Saúde, Rodolfo Moraes; a Carlos Riad, delegado superintendente do Cremesp de Franca, e a Clóvis Plácido Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

A promessa de Gison e sua equipe é que, nesta quarta-feira, dia 30, será feito o pagamento da parcela de março. Para tanto, será necessário publicar o repasse no Diário Oficial do Município.


+ Política