Mutirão de combate à dengue acontece neste sábado, a partir das 8h, com recolha de objetos que acumulam água em ruas dos bairros São José e Vila Santa Cruz
Arrastão da Dengue será realizado neste sábado nos bairros São José e Vila Santa Cruz, com recolha de materiais que acumulam água
Os bairros São José e Vila Santa Cruz recebem neste sábado, 7, mais uma edição do Arrastão da Dengue em Franca.
A ação começa às 8 horas, com equipes de agentes de saúde e da Secretaria de Infraestrutura percorrendo as ruas para recolher objetos que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Entre as vias atendidas estão as avenidas Ismael Alonso y Alonso, Major Nicácio e Santa Cruz, além das ruas Dr. José Carlos Rosa e Arnulfo de Lima.
O que deve ser separado pelos moradores
A Secretaria de Saúde orienta que os moradores façam uma limpeza em casa e deixem, na calçada, na noite de sexta-feira ou nas primeiras horas de sábado, itens como latas, garrafas, vasos, pneus, baldes e recipientes que possam acumular água.
As equipes não entrarão nas residências e não recolherão móveis ou pneus de borracharias e estabelecimentos comerciais.
Para o descarte de móveis e materiais de grande volume, a população pode solicitar a Recolha Agendada pelo telefone 0800 591 6842 ou pelo aplicativo Cidade Atende.
A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, reforça a importância da participação da população. “Mais uma vez, pedimos o apoio dos moradores para eliminar os criadouros e ajudar no combate à dengue”, destacou.
Primeira edição recolheu 740 kg de materiais
Na primeira ação do ano, realizada em 31 de janeiro na Região Oeste, foram recolhidos 740 quilos de materiais que poderiam servir de criadouros do mosquito. Caso haja chuva forte, o mutirão deste sábado poderá ser adiado.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones da Vigilância Sanitária:
(16) 3706-8437, 3706-8438 e 3706-8439.
Vacinação e números da dengue
Até o momento, Franca registra 143 casos de dengue em 2026, sem mortes confirmadas. A vacina segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em duas doses com intervalo de três meses.
A imunização pode ser feita nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e nas ESFs, das 8h às 16h, mediante apresentação de documento e carteira de vacinação.