Após temporada sem representante, Paraná retorna ao NBB

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de julho de 2019 às 11:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pato vai jogar a elite do basquete brasileiro; Londrina recusou convite por falta de dinheiro da contrapartida

Depois de uma temporada de ausência, o Paraná voltará a ter um representante no NBB (Novo Basquete Brasil). 

O Pato Basquete foi confirmado na edição 2019/2020 após a Assembleia Geral Ordinária da LNB (Liga Nacional de Basquete), realizada no dia 13 de julho.

O último paranaense a jogar a elite do basquete brasileiro foi o Campo Mourão, na edição 2017/2018. 

Na ocasião, o time do Noroeste foi rebaixado e, por isso, jogou a Liga Ouro este ano.

Para participar do NBB, o Pato Basquete adquiriu os direitos associativos da LNB junto à própria entidade e ainda teve a aprovação do Conselho Administrativo da Liga. 

“Com o fim da Liga Ouro, entendemos que esta seria a única oportunidade de entrar no NBB, já que a competição de acesso será organizada a partir de agora pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete)”, explicou a diretora do clube paranaense, Luciane Koba.

O Pato Basquete disputou nesta temporada a Liga Ouro, mas terminou em sétimo lugar e não conseguiu a classificação para as quartas de final. 

A equipe iniciou na segunda-feira (15) a preparação visando o início do NBB, previsto para começar no dia 12 de outubro. 

O time será comandado pelo técnico Dedé Barbosa, que estava no Vasco da Gama. 

“Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar neste primeiro ano. Mas vamos entrar com uma equipe competitiva. Buscamos alguns jogadores experientes e que jogaram outras edições do NBB e esperamos ficar do meio da tabela para cima”, frisou a dirigente. 

Em nota, o Londrina Unicesumar Basketball afirmou que, assim como no ano passado, recebeu o convite da LNB para jogar o NBB, mas não conseguiu o valor mínimo de contrapartida exigido pela entidade para jogar a competição.

A equipe informou que ainda em 2019 irá disputar o Campeonato Paranaense, os Jogos Abertos e a Copa do Brasil.

NBB

A Assembleia Geral da LNB definiu que a nova edição do NBB passará a ter 16 clubes, dois a mais que nesta temporada. 

Além do Pato Basquete, as novidades serão a Unifacisa (PB), campeã da Liga Ouro, o São Paulo, vice-campeão da divisão de acesso e que adquiriu os direitos do Joinville, e o Rio Claro (SP), que comprou os direitos associativos do Macaé Basquete.

Com os novos integrantes, o NBB passará a ter representantes de seis estados, além do Distrito Federal: Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O estado de São Paulo contará com nove equipes: Bauru, Corinthians, Franca, Mogi das Cruzes, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro, São José e São Paulo. 

Os representantes do Rio de Janeiro serão Flamengo e Botafogo. Os demais participantes serão Basquete Cearense, Minas, Pato Basquete, Unifacisa e Universo/Brasília.

Na primeira fase, os clubes jogam em turno e returno e os 12 primeiros colocados se classificam para os play-offs. 

Em decisão conjunta tomada pelos clubes, a próxima edição do NBB não terá rebaixados. 

A Liga Ouro deixa de existir a partir deste ano e será substituída pelo Campeonato Brasileiro de Clubes, organizado pela CBB. 

O NBB definiu que o campeão do Brasileiro poderá pleitear uma vaga na competição, mas a inclusão dependerá do aval do Conselho de Administração da LNB. 

O vencedor do torneio da CBB deste ano foi o Novo Basquete Ponta Grossa.


+ Esportes