Anvisa autoriza o uso de melatonina como suplemento alimentar para adultos

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 16 de outubro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os suplementos de melatonina poderão ser vendidos sem receita, porém será obrigatória a advertência de que o produto não deve ser consumido por gestantes

Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo cérebro e que ajuda a regular o relógio biológico

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso da substância melatonina para a formulação de suplementos alimentares. Mas a autorização vale exclusivamente para pessoas com 19 anos ou mais e para o consumo máximo de 0,21 mg por dia.

A decisão foi tomada pela diretoria colegiada da Anvisa na última quinta-feira (14) e divulgada na sexta-feira (15).

Os suplementos de melatonina poderão ser vendidos sem receita, porém será obrigatória a advertência de que o produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante.

Pessoas com enfermidades ou que usem outros medicamentos deverão consultar o médico antes de consumir a substância.

Também foram autorizados outros 40 novos constituintes de suplementos alimentares, como a membrana de casca de ovo como fonte de ácido hialurônico, glicosaminoglicanos e colágeno, extrato de laranja como fonte de antocianinas, um microrganismo isolado que pode auxiliar na resposta imune de idosos à vacina contra influenza e uma enzima protease que pode auxiliar na digestão do glúten.

O que são a melatonina e os suplementos alimentares

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente no cérebro humano, que auxilia no relógio biológico.

A substância pode ser encontrada em pequenas concentrações em alimentos como morango, cereja, uva, banana, abacaxi, laranja, mamão papaia, manga, tomate, azeitona, cereais, vinhos, carne e leite de vaca.

Além disso, a melatonina também pode ser produzida sinteticamente.

A substância é usada em diversos países como suplemento alimentar e como medicamento.

Suplementos alimentares são a categoria de produtos destinada à complementação da dieta de pessoas saudáveis com substâncias presentes nos alimentos, incluindo nutrientes e substâncias bioativas, grupo onde se enquadra a melatonina.

*Informações CNN


+ Saúde