Manter a limpeza do eletrodoméstico por mais tempo e preservar a qualidade da comida são apenas alguns dos benefícios de tampar os alimentos com o acessório
Mesmo que pareçam cumprir uma função muito simples, usar uma tampa para cobrir os alimentos que vão ser levados ao micro-ondas é até mesmo questão de segurança (Foto Westwing)
A tampa do micro-ondas é um item que poucas pessoas dão o valor que merece. Muitas vezes, é normal ter dor de cabeça com respingos e gordura presas nas paredes internas do aparelho, e o acessório acaba tornando-se um grande aliado na sua manutenção.
Porém, essa não é a única função do objeto, que também pode ajudar o eletrodoméstico a otimizar suas funções e, consequentemente, auxiliando na economia e praticidade de utilizá-lo.
Veja agora uma lista com todas as vantagens de colocar o utensílio na hora de esquentar qualquer prato, a fim de mostrar o quão benéfico seu uso é tanto para o aparelho, quanto para o usuários.
Já que, mesmo que pareçam cumprir uma função muito simples, usar uma tampa para cobrir os alimentos que vão ser levados ao micro-ondas é até mesmo questão de segurança.
Quais os benefícios de usar a tampa de micro-ondas?
Cobrir os alimentos que vão ao micro-ondas é uma maneira de preservar a limpeza interna do aparelho, bem como evitar acidentes e obter melhores resultados de aquecimento.
1. Não respingar comida no interior
Bloquear os respingos de comida no interior do micro-ondas talvez seja a vantagem mais atrativa para os consumidores.
Cobrir os recipientes com a tampa tem a função de impedir que o alimento espirre ao aquecer, bem como diminuir a gordura liberada no ar na parte de dentro do aparelho.
Logo, escolher fazer uso do utensílio ajuda a manter a limpeza do micro-ondas em dia, e até mesmo a preservar a vida útil do eletrodoméstico.
Isso porque, fazer a higienização correta do aparelho é uma tarefa que naturalmente já demanda tempo, mas que pode se tornar mais difícil quando a parte interna está com dejetos, como acúmulo de gordura e resquícios de alimentos.
Logo, ao utilizar a tampa todas as vezes, a limpeza mais profunda do aparelho não se faz necessária com tanta frequência.
2. Agiliza e otimiza o processo de aquecimento
O micro-ondas funciona através de ondas eletromagnéticas, isto é, sua forma de aquecimento geram calor ao mover as moléculas dentro do alimento.
Ao cobrir o alimento com a tampa, a tendência é que a distribuição das ondas de calor seja mais uniforme entre os alimentos.
Isto faz com que o aquecimento seja otimizado e, consequentemente, ele aconteça de forma mais homogênea e rápida.
3. É feito para altas temperaturas
As tampas de micro-ondas são desenvolvidas em materiais resistentes a altas temperaturas e que não comprometam a saúde dos usuários. Existem opções de plástico, vidro e silicone, onde cada uma oferece vantagens diferentes.
A escolha da melhor opção vai depender das necessidades de cada pessoa. Sendo assim, utilizar o acessório apropriado extingue quaisquer preocupações dele derreter ou até mesmo explodir.
No entanto, é importante salientar que não é qualquer material que pode ser utilizado para cobrir os alimentos.
Utensílios não resistentes ou de materiais não compatíveis com o funcionamento do micro-ondas, como alumínio e plásticos não próprios, não devem ser utilizados de maneira nenhuma.
Tais materiais em contato com as ondas eletromagnéticas e altas temperaturas tendem a causar acidentes graves, desde problemas técnicos no aparelho, contaminação dos alimentos e até explosões, comprometendo a segurança do usuário e de todas as pessoas que residem no local.
4. Melhora o resultado das comidas aquecidas
Além de permitir esquentar a comida mais rápido e de forma mais uniforme, a tampa de micro-ondas também auxilia na preservação da qualidade dos alimentos aquecidos.
É comum esquentar uma refeição no aparelho e ela sair um pouco mais seca ou murcha, algo que pode ser amenizado quando o prato é coberto.
Isso porque as tampas conseguem reter a umidade que sai dos alimentos durante o aquecimento, mantendo o frescor e a textura o mais natural possível.