Casos de covid-19 são 10 vezes o notificado. Soma seria 8 milhões, diz estudo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de junho de 2020 às 23:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A previsão é de que o número de infectados estaria subnotificado entre oito e dez vezes neste momento

​Uma pesquisa brasileira adotada pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) como referência de estudo científico indica que o número real de casos de covid-19 no Brasil é entre oito e dez vezes maior do que a quantidade de diagnósticos divulgada oficialmente pelo Ministério da Saúde. 

Como o país atingiu ontem 800 mil casos segundo levantamento do consórcio de imprensa, o número estaria entre 6,4 milhões e 8 milhões — incluindo os assintomáticos. 

A estimativa foi feita por uma equipe de pesquisadores do programa de pós-graduação em modelagem computacional da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) de Minas Gerais. 

Para chegar ao número aproximado de doentes, os pesquisadores usaram um modelo computacional que relaciona o número oficial de óbitos com a taxa de letalidade da doença no Brasil, hoje em 5,5%. 

O estudo compara essa taxa com a de países e locais que fizeram testagem em massa, como Coreia do Sul, Alemanha e a cidade de Nova York, nos Estados Unidos. 

Justamente em razão da notificação mais acurada, a letalidade por lá, que gira em torno de 1%, é mais fiel à realidade. 

“Quando publicamos nossa primeira nota técnica, em 30 de março, as estimativas eram de que a subnotificação era de 12 vezes”, explica um dos autores do estudo, o professor da UFJF Rodrigo Weber do Santos.

“De lá para cá o Brasil tem feito mais testes. Por isso que a previsão é de que o número oficial de infectados estaria subnotificado entre oito e dez vezes neste momento”.

As notas técnicas e o artigo chamaram a atenção da Abin, que havia formado um grupo de trabalho interdisciplinar para avaliar diferentes ferramentas de simulação da evolução da pandemia.

“Por solicitação, os cientistas da UFJF têm enviado a eles seus relatórios e artigos sobre covid-19”, diz o professor. 

O resultado da estimativa é parecido com outro estudo feito pela Covid-19 Brasil, encabeçado por pesquisadores de diversas universidades brasileiras. 


+ Saúde