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Empresa está intensificando sua transformação digital; em 2020 foco é investir no MagaluPay
A rede de lojas Magazine Luiza divulgou nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, os resultados financeiros do quatro trimestre.
As operações de e-commerce se destacaram e a frente financeira, Luiza Cred, apresentou avanço na carteira de crédito e base de cartões.
Entretanto, as despesas operacionais com aquisição de clientes, especialmente do Super App e do próprio Cartão Luiza pesaram, e o lucro líquido caiu 11,4% na comparação com 4º trimestre de 2018.
Veja outros destaques:
- Despesas com vendas aumentaram 46,5%.
- Despesas administrativas avançaram 12,1%.
- E-commerce cresceu 93% e representou 48% do faturamento – as vendas da bandeira Netshoes impactaram o resultado.
- No ano, o faturamento foi de R$ 27,3 bilhões em 2019 – expansão de 39% sobre 2018.
- Investimento em 2020 deve ser de R$ 6,3 bilhões.
- Base de cartões aumentou para 5,2 milhões de plásticos emitidos – avanço de 22,8% ante igual período de 2018.
- Lucro líquido caiu 11,4%, pressionado pelas despesas de vendas e administrativas.
- A margem de lucro caiu de 4,1% para 2,6%.
- A carteira de crédito cresceu 37,4%.
- Total de 159 novas lojas foram abertas em 2019; agora são 1.113 em todo o país.
- O Ebtida (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização), que serve como indicador de desempenho operacional, aumentou 41,2% na comparação anual, para R$ 499,1 milhões.
Qual o contexto da Magazine Luiza? Segundo relatório divulgado junto ao balanço, a companhia está intensificando sua transformação digital, e tem junto de si a expertise da equipe da Netshoes, adquirida pela Magazine Luiza em 2019.
Em 2020, o plano é investir no MagaluPay, serviço de pagamento. “Queremos ser o banco”, escreve o CEO Frederico Trajano em carta divulgada para investidores. Para as alojas físicas, o propósito é transformá-las cada vez mais em um minicentro de distribuição.
A companhia registra ter R$ 6,3 bilhões em caixa, que estariam disponíveis para investimentos.
O objetivo é avançar na integração das aquisições mais recentes – Estante Virtual e Netshoes.
*6Minutos
(Com Reuters)