Sindicalçados de Jaú sedia encontro sobre zoneamento ecológico e econômico

  • Entre linhas
  • Publicado em 31 de maio de 2019 às 00:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As informações levantadas serão mapeadas e correlacionadas, dando origem às cartas-síntese do Estado

O Sindicato da Indústria de Calçados de Jaú (Sindicalçados) sediou na quarta-feira, dia 29, uma “Mesa de Diálogos” da Indústria do Couro ­— evento da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sima) para apresentar aos representantes do setor calçadista o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP).

O ZEE-SP é um instrumento técnico e político de planejamento que objetiva a organização do uso e ocupação do território de forma compatível com a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Técnicos da Sima têm promovido mesas e oficinas para mostrar os benefícios do instrumento e solicitar informações de todos os setores econômicos do Estado para compor a base do sistema.

As informações levantadas serão mapeadas e correlacionadas, dando origem às cartas-síntese do Estado — mapas que representam a situação do território em relação a um ou mais temas. Com isso, será possível identificar características em termos de vulnerabilidade e potencialidade natural e social de cada região.

Segundo informações da Sima, as diretrizes estratégicas do ZEE-SP são: resiliência às mudanças climáticas; segurança hídrica; salvaguarda da biodiversidade; redução das desigualdades regionais; e economia competitiva e sustentável.

A implantação do programa ­— que terá um site próprio e poderá ser consultado pela internet — trará diversos benefícios. Servirá, por exemplo como orientação de investimentos públicos e privados por meio de uma base de informação territoriais atualizada que garantirá maior precisão e segurança jurídica na tomada de decisões. Possibilitará, ainda, maior eficiência nos processos de licenciamento e fiscalização ambiental e dará suporte à integração de políticas setoriais.

Participaram da reunião o presidente do Sindicalçados de Jaú, Caetano Bianco Neto, o diretor executivo José Geraldo Galazzini, o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui, Samir Nakad, o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca, José Carlos Brigadão do Couto, o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Curtumes do Estado de São Paulo (Sindicouro),  Alexandre Ferreira José Luta, o gerente do Departamento de Meio Ambiente do CIESP, Jorge Rocco, Fernando Santos, Ciesp São Paulo, Marcele Pengo, Ciesp Jaú, e Vandir P. Almeida, da Fiesp. Os expositores da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sima) foram Gil Scatena e  Edgard Joseph Kiriyama.


+ Cidades