UDECIF vai à Promotoria, pois sessões da Câmara não estão sendo transmitidas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de agosto de 2018 às 07:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar do alto custo com funcionários e equipamentos sessões não aparecem

​A UDECIF – União de Defesa da Cidadania de Franca, uma organização não-governamental, protocolou nesta terça-feira (21) no MPE  Ministério Público Estadual, queixa em que denuncia e questiona o fato de as sessões da Câmara de Vereadores de Franca não estarem sendo transmitidas ao vivo sem que justificativas plausíveis tenham sido apresentadas, o que atenta contra a necessária transparência. 

A falta das transmissões online e ao vivo das sessões do Legislativo têm sido alvo de críticas, até porque até recentemente foram gastos recursos em dinheiro público para a instalação de um moderno sistema de transmissão de dados através de fibra ótica. 

Além disso, há m grupo de servidores que atua na transmissão que recebem especificamente para a prestação destes serviços e sema veiculação das imagens os mesmos ficam ociosos, já que o único trabalho que têm durante as sessões é ligar e desligar  mesa de som que transmite o áudio interno. 

No documento protocolado ontem no MPE, os dirigentes da UDECIF, Sidney Carvalho Elias e Rejane Silva Barbosa (presidente e vice da ONG) alegam que mesmo com todo investimento em estrutura como fibras óticas e investimentos, feitos com dinheiro público, a Câmara Municipal de Franca não consegue transmitir as sessões adequadamente. 

“Hoje, por exemplo (21), não está funcionando a transmissão ao vivo pelo canal do Youtube, nem a transmissão pelo canal aberto 61.3, tampouco a transmissão pelo canal 6 da NET, sem contar a péssima qualidade técnica”, diz o documento. 

O Ministério Público deve se manifestar nos próximos dias, optando ou não pela abertura de procedimento de providências solicitado pela UDECIF. 


+ Política