Petiscos para você curtir enquanto assiste aos jogos da Copa do Mundo 2018

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de junho de 2018 às 12:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Há sugestões muito fáceis e rápidas que facilitam receber os amigos e a família e torcer pelo Brasil

​A Copa do Mundo 2018 já começou e o que não vai faltar é oportunidade para receber os amigos e a família para ver os jogos e torcer pela seleção brasileira. Pensando nisso, separamos algumas sugestões de receitas de aperitivos suas que vão combinar muito bem com as emoções do futebol. Confira! 

Coalhada Fake

Preparo 

Forre uma peneira com um tecido (usamos etamine, que parece um perfex, mas é descartável). Apoie a peneira numa vasilha e despeje o iogurte grego sem sabor.  Deixe escorrer por duas a quatro horas. Transfira o iogurte escorrido para um pote e tempere com bastante azeite,  um pouco de sal, folhas de dill fresco e pimenta-do-reino moída na hora, tudo a gosto. Vá provando para ajustar o sabor. Sirva com pão ou torradinhas. 

Grão de Bico Picante

Aqui, o céu é o limite. Escolha seus temperos e especiarias favoritos, misture com um pouco de óleo e com o grão-de-bico. Forno e fim. É um aperitivo viciante, fácil de fazer, e que você pode comer à vontade. 

Preparo

Coloque o grão-de-bico cozido e seco numa vasilha com o óleo coco derretido (basta aquecer um pouquinho numa panela) e os temperos e misture bem. Passe para um assadeira e espalhe bem. Leve ao forno baixo por aproximadamente uma hora, até o grão-de-bico ficar crocante. Ao sair do forno, salpique as raspas de limão por cima e misture bem. 

Pipoca indiana com curry

Pipoca feita com curry, simples assim. É um aperitivo fácil de ser feito em grande quantidade – e ainda é ótimo para acompanhar drinques. 


Preparo 

Aqueça a manteiga, ponha o milho, mexa bastante. Adicione o curry em pó e misture bem. Espere estourar. Tire da panela e transfira para a tigela em que vai servir e tempere com sal. Misture.

Bruschetta al pomodoro

Nada de pão molenga, gosto excessivo de alho ou manjericão ressecado. A boa bruschetta é equilibrada, com sabor do azeite, dos tomates (bem maduros) e do manjericão fresco. Faça uma bela panela com os tomates, tire as torradas do forno e deixe a galera se servir. 

Bruschetta, na Itália, é uma fatia de pão rústico “bruscato”, ou seja, torrado. Mas, na verdade, o pão costuma ser apenas marcado na grelha – e ainda quente, temperado com sal e um fio de azeite. É uma especialidade de Lazio, Abruzzo, Toscana e Úmbria (os lugares do pão sem sal), que se popularizou por todo o país. Na Úmbria e na Toscana, é comum servir bruschetta com feijão. Porém a cobertura mais popular, em todo o mundo, é a de tomate. Só que pouca gente sabe prepará-la como se deve – e o pão fica mole ou torrado, o alho, excessivo, o manjericão, ressecado… Esta receita é ótima: suave e saborosa. Quem me ensinou a prepará-la foi o italiano Luciano Boseggia, nos tempos em que era chef do Fasano. E são os detalhes que a tornam especial: tomate bem maduro, sem pele e sem semente; alho novo, esfregado inteiro no pão; e o manjericão não vai ao forno, serve só para finalizar.

Preparo

Faça uma cruz na ponta lisa de cada tomate e ponha na água fervendo. Assim que a pele virar, escorra-os. Sob água fria corrente, retire a pele puxando. Abra o tomate ao meio, tire as sementes, corte em cubinhos, tempere com azeite e sal. Reserve. Descasque o alho e esfregue-o sobre cada fatia de pão. Acomode as fatias numa assadeira (ligue o forno enquanto isso, para ir aquecendo). Com uma colher, distribua o tomate sobre elas. Ajuste o sal, ponha um fio de azeite e asse até as bordas do pão começarem a mudar de cor. Cuidado para não torrar o pão. Tire do forno, ponha umas folhinhas de manjericão em cada bruschetta. Sirva quente.

Linguiça com uva na cachaça

A combinação de linguiça e cachaça dispensa apresentações, um par que dá certo em diferentes associações – uma realça o sabor da outra e se complementam perfeitamente. Desta vez, a dupla aparece acompanhada de uvas, que emprestam acidez ao prato. 


A combinação de linguiça e cachaça dispensa apresentações, um par que dá certo em diferentes associações. Desta vez, a dupla aparece no prato, combinada com uvas, que emprestam acidez. Usei linguiça calabresa para aperitivo, mas você pode escolher qualquer outro tipo. Preferi uvas sem semente, mas use as que preferir. A cachaça também é de livre escolha, só recomendo evitar as envelhecidas em madeira, porque elas têm sabor e aroma muito intensos, que acabam tomando conta do prato e ofuscando os outros sabores. Aferventar a linguiça não é obrigatório, porém dá uma bela reduzida na gordura e deixa o conjunto mais leve, sem prejudicar o sabor.

Preparo

Ponha água para ferver em uma panela. Afervente a linguiça rapidamente (um ou dois minutos apenas). Escorra as linguiças, espere esfriar, tire a pele e corte-as ao meio no sentido vertical (ou em rodelas). Lave e seque as uvas. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira, ponha as linguiças e refogue até pegar cor. Junte as uvas, refogue por mais um minuto e adicione a cachaça. Deixe evaporar. Tempere com o sal e a pimenta calabresa. Sirva quente.


+ Gastronomia