Criada por francanos, DeSúbito Cia celebra 10 anos com apresentação da peça “Raiva”

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de julho de 2025 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Espetáculo será apresentado no Sesc Franca neste sábado, 19 de julho, e marca a estreia da DeSúbito Cia. na cidade natal dos fundadores

DeSúbito Cia., criada por dois artistas francanos, apresenta o espetáculo “Raiva – nós temos um cão que morde”, neste sábado, 19 – foto Caio Oviedo

 

Pela primeira vez em Franca, a companhia teatral DeSúbito Cia., criada por dois artistas francanos, apresenta o espetáculo “Raiva – nós temos um cão que morde”, neste sábado, 19 de julho, às 19h30, no Sesc Franca.

O trabalho marca o retorno da atriz, dramaturga e cofundadora Carla Zanini à sua cidade natal e celebra os 10 anos de trajetória da companhia, criada em 2015 ao lado do também francano Ricardo Henrique, diretor da montagem.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Franca, Ricardo falou da expectativa de se apresentar em sua cidade natal pela primeira vez e sobre o tema – tão atual – tradado no espetáculo.

“Estamos ansiosos e felizes por esse momento, que representa muito para nós. Nosso início no teatro foi em Franca e trazer esse espetáculo para o público, num momento tão importante da nossa carreira, tem um significado muito especial”, diz Ricardo.

Francano Ricardo Henrique, um dos fundadores da DeSúbito Cia., concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Franca

 

“Estrear em Franca neste momento tão simbólico é um presente para nós, que viemos daqui e construímos essa companhia movidos pela vontade de criar juntos. É um marco poder trazer esse espetáculo para nossa cidade”, comenta Carla.

O tema da peça convida o público a uma reflexão poderosa e irônica sobre os diferentes tipos de violência – física, simbólica e institucional – que permeiam a sociedade contemporânea.

Tudo isso por meio de uma trama envolvente, com interpretações fortes e atmosfera de suspense cômico, que desafia a lógica e os limites da civilidade.

“Vivemos um momento social em que observamos a todo tempo situações corriqueiras tomarem proporções inimagináveis. E nossa peça tem essa função: levar o público a refletir, questionar comportamentos. É um assunto atual, de peso, mas tratado de forma provocativa, com um toque de humor ácido, o que deixa tudo mais leve”, comenta Ricardo.

O trabalho marca o retorno da atriz, dramaturga e cofundadora Carla Zanini à Franca, sua cidade natal (Foto: Caio Oviedo)

 

Elenco de peso

Além da própria Carla Zanini no elenco, a montagem traz nomes conhecidos do teatro e da televisão, como Renata Gaspar – atriz de “Terra e Paixão” e dos programas humorísticos “Tá no Ar” e “Fora de Hora”, da Rede Globo.

Fafá Renó e Roberto Rezende completam o elenco, interpretando personagens que transitam entre o absurdo e a realidade, em um país tomado por tensões sociais e polarizações.

Na história, duas irmãs, Inês e Mirella, abrem um espaço cultural e veem suas vidas virarem de cabeça para baixo após o cachorro da família morder uma criança. A partir desse episódio, situações cada vez mais bizarras se desenrolam, revelando um enredo carregado de crítica social, humor ácido e surpresas.

A montagem conta ainda com produção da Ventania Cultural, cenografia de Fernando Passeti, trilha sonora de Mini Lamers, iluminação de Dimitri Luppi e figurinos assinados por Ana Luiza Fay e Muca Rangel.

Escrita em 2019, a peça é a segunda parte de uma trilogia autoral de Carla Zanini, iniciada com “Afeto” (2023) e que será concluída com “Coragem”, prevista para 2026.

“Queremos trazer também para a cidade as duas peças que fazem parte da trilogia. São três sentimentos viscerais, inerentes ao ser humano, fazem parte do nosso comportamento, do cotidiano. Refletir sobre eles, ainda que na forma de entretenimento, é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico”, diz Ricardo.

Em “Raiva”, o espectador é conduzido por um thriller cômico que desafia a passividade diante da barbárie e propõe uma reflexão urgente sobre o papel da cultura, da educação e do Estado.

“Percebemos que Franca continua uma cidade sedenta por cultura em todas as suas formas. O teatro tem a capacidade de conexão emocional com o público de forma impressionante e profunda”, finaliza Ricardo.

SERVIÇO

Espetáculo: Raiva – nós temos um cão que morde

Data: 19 de julho (sábado)
Horário: 19h30
Local: Sesc Franca – Av. Doutor Ismael Alonso Y Alonso, 3071
Ingressos: na bilheteria do Sesc ou pelo site www.sescsp.org.br
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 14 anos.


+ Cultura