Teste genéticos estão disponíveis para diagnóstico de doenças raras em cães e gatos, assim como a descoberta de ancestralidade
Vivemos na era da genômica — e os pets não ficam de fora. Estão disponíveis no mercado testes para descobrir de quais raças o amigo peludo descende e como as predisposições genéticas explicam seus comportamentos e problemas de saúde.
“Basta adquirir um kit, coletar a saliva do animal com o cotonete fornecido, armazená-lo segundo as instruções e enviar o conjunto de volta à empresa. O sequenciamento estará pronto em poucos dias”, explica Rodrigo Faria Matheucci, CEO do Grupo DNA, empresa brasileira que desenvolve exames para humanos e seus companheiros de quatro patas.
Além de matarem a curiosidade sobre as origens de cães e gatos vira-latas, os exames também servem para rastrear condições genéticas raras. A depender de quão completa for a análise, o preço pode chegar a 2 299 reais.
Mil e uma utilidades
Cabe procurar um veterinário para avaliar quando vale investigar e como interpretar os resultados do teste
Diagnóstico
Mutações genéticas são responsáveis por uma série de condições no mundo pet, como a síndrome de Scott.
Prevenção
Variantes também podem predispor a problemas futuros, que podem ser evitados ou diagnosticados precocemente.
Comportamento
Hábitos alimentares, padrão de sono e até personalidade são aspectos bastante influenciados pelo genoma.
Ancestralidade
Dá para descobrir as origens de cães e gatos sem raça ou ainda se certificar se o seu companheiro é de determinada raça.
Curiosidade
Segundo o portal Saúde Abril, em parceria com a Pedigree, a empresa mapeará a genética do vira-lata caramelo. Patrimônio cultural!